Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2015

Pão vai aumentar ainda mais em abril, dizem fabricantes
Nos últimos 12 meses, o pão subiu 5,40%, de acordo com o IPCA
Pão vai aumentar ainda mais em abril, dizem fabricantes
Foto: www.correio24horas.com.br

O pãozinho de todas as manhãs deverá ficar mais salgado no mês que vem. O preço do pão deverá subir até 12% em abril, de acordo com entidades que representam os fabricantes do setor, em razão das recentes altas do dólar e da energia elétrica. Nos últimos 12 meses, o pão subiu 5,40%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial. Apenas em fevereiro, a alta foi de 1,23%.

O dólar cotado acima dos R$ 3 - moeda base para a compra do trigo importado - e o aumento nas tarifas de energia elétrica forçam o custo da indústria, que logo deverá repassar o aumento ao consumidor, afirmam fabricantes.

"A energia elétrica representa 14% do custo da fabricação de pães e a farinha de trigo, 33%. O preço final pode ter um aumento entre 8% e 12%, deixando claro que cada empresa tem a sua planilha e a decisão de como lidar com o aumento na produção", afirma José Batista de Oliveira, presidente da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) -que representa os fabricantes do pão francês.

Para Oliveira, cada padaria ou supermercado deverá estudar o preço para continuar competitivo e não diminuir a participação do consumo do pão no país. "Quando você aumenta o preço, naturalmente, você inibe o consumo. O nosso aconselhamento, como entidade, é que a empresa faça o máximo para transferir o mínimo para o consumidor final", diz.

Os produtores de pães industrializados também já calculam os custos e o quanto deverá ser repassado ao varejista. Os pães que passam pela indústria chegam a 10% do consumo total, de acordo com a Abimapi (Associação Brasileira de Indústrias de Biscoito, Massas, Pães e Bolos industrializados). A entidade que representa o setor afirma que o aumento para este tipo de pão deverá ficar em 8%.

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir