Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2015

Juro do cheque especial chega a 214% ao ano em fevereiro
Dados do Banco Central apontam que juros do cart�o de cr�dito ficaram nas alturas, a taxas m�dias 78,7% em fevereiro
Juro do cheque especial chega a 214% ao ano em fevereiro
Foto: economia.ig.com.br

Os juros para pessoas f�sicas pesaram no bolso dos consumidores em fevereiro. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central (BC), a taxa m�dia de juros com recursos livres � os que podem ser aplicados livremente pelos bancos � ficou em 54,3% ao ano no �ltimo m�s. O valor � o maior desde mar�o de 2011, in�cio da s�rie hist�rica do BC.

A taxa superou a de janeiro, que at� ent�o era recorde. Ela aumentou 2,3 pontos percentuais na compara��o com o primeiro m�s do ano e 6,4 pontos percentuais em 12 meses. Boa parte do aumento dos juros ocorreu devido ao cheque especial, cuja taxa m�dia anual chegou a 214,2% ao ano em fevereiro. O valor � o maior desde mar�o de 1996, quando a taxa havia ficado em 217,71% ao ano.

Leia mais: Ap�s ressaca de cr�dito, consumidor tem de evitar empr�stimo

Burger King: garotos tentam encher gal�o de 20 litros com refrigerante; assista

Os juros do cart�o de cr�dito tamb�m contribu�ram para o resultado. As taxas ficaram em 78,7% ao ano no m�s passado, os maiores desde abril de 2011. Eles cresceram 7,8 pontos percentuais em rela��o a janeiro e 7 pontos percentuais em 12 meses. O c�lculo dos juros do cart�o leva em conta as taxas para o cr�dito rotativo e o cr�dito parcelado. As primeiras ficaram em 342,2% ao ano, o maior valor desde o in�cio da s�rie hist�rica em mar�o de 2011. As taxas do cart�o parcelado foram 112,6% ao ano, o maior valor desde outubro de 2012.

A inadimpl�ncia com recursos livres para pessoas f�sicas e jur�dicas ficou em 4,4% em fevereiro, est�vel tanto em rela��o a janeiro quanto na compara��o com o mesmo m�s do ano passado.

Fonte: economia.ig.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir