Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-03-2015

Em 2015, Sespa já registra 49 casos de tuberculose
Dados são de janeiro até a metade do mês de março. Santarém está entre os 18 municípios do Brasil em número de casos.
Em 2015, Sespa já registra 49 casos de tuberculose
Foto: g1.globo.com

A 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) registrou de janeiro até a metade do mês de março deste ano, 49 novos casos de tuberculose em Santarém e nas cidades atendidas pela regional. Já em 2014, foram registrados 352 casos da doença nessa região que compreende 20 municípios.

Segundo a Sespa, Santarém está entre os 18 municípios do Brasil que concentram cerca de 60% do número de casos da doença.

De acordo com a coordenadora regional do controle de tuberculose da Sespa, enfermeira Jani Kelly Silva, a falta de estrutura de algumas unidades de saúde, aliado às dificuldades para seguir o tratamento, dificultam o combate à doença. "Santarém está entre os municípios prioritários pelo Ministério da Saúde. Considerando que a tuberculose é acometida principalmente pela questão do número populacional e quanto maior o aglomerado populacional, maior o risco, ela também está associada às condições de vida da população. A maioria dos casos são notificados nas famílias mais pobres", explica.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo e prostração, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão.

Segundo o pneumologista Odilton Amaral, uma das formas de combater a doença é procurar auxílio médico de imediato. "Geralmente nós orientamos a pessoa que tem tosse por mais de uma semana a procurar o médico na unidade de saúde, ele irá verificar se há possibilidade de ter ou não essa doença. Se houver suspeita, a pessoa deverá fazer um exame de escarro por três dias seguidos e caso dê positivo, a pessoa deverá iniciar o tratamento na própria unidade de saúde", esclarece.

Ainda segundo Amaral, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente no período de inverno amazônico, quando as gripes são mais frequentes. "Estamos em um período chuvoso e temos sintomas virais que favorecem a diminuição da resistência, uma tosse, falta de ar e febre. Nós orientamos que tomem bastante líquido, vitamina C, sucos de limão, laranja, para melhorar a resistência", reforça.

Para evitar o contágio, é recomendada a vacina BCG para crianças menores de um ano, fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. O tratamento é disponibilizado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, sem interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Dados Hospital Regional
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), registrou 13 casos de tuberculose em 2014. Já em 2015, apenas um caso foi confirmado até . O HRBA esclarece ainda que todos os pacientes são atendidos nos postos de saúde e depois em caso de alguma complicação, são transferidos para o Hospital Regional. Após a recuperação, o paciente é novamente transferido para o posto de saúde para dar continuidade ao tratamento que dura em média seis meses.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir