Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-03-2015

Serra Leoa tem novo toque de recolher de 3 dias para conter
Essa é a segunda ação deste tipo que o Estado impõe desde setembro do ano passado
Serra Leoa tem novo toque de recolher de 3 dias para conter
Foto: noticias.r7.com

O governo de Serra Leoa deu início nesta sexta-feira (27) a um novo toque de recolher que obrigará os cidadãos a permanecer em casa durante três dias, medida que pretende conter a transmissão do vírus do ebola, que já matou a cerca de 3.700 pessoas no país.

Esta é a segunda ação deste tipo que o Estado impõe desde setembro do ano passado, apesar de as principais organizações de saúde do país advertirem que se trata de uma medida com pouca eficácia. Em comunicado na emissora pública de rádio, a presidência explicou que o objetivo é localizar e isolar os contaminados que continuam se negando a procurar os hospitais para receber tratamento.

O toque de recolher, que começou já durante a madrugada e que atinge seis milhões de pessoas, está acontecendo sem problemas graças à cooperação da população, conforme informou a emissora estatal. "Nos preparamos para outros três dias de penúria como os de setembro", disse à Agência Efe James Hardy, um estudante, de 24 anos, que revelou que a medida afeta muito às pessoas que devem trabalhar diariamente e não estão com qualquer problema.

Assim como na ocasião anterior, funcionários e voluntários do Ministério da Saúde visitarão casa por casa entregando sabão em barra e informando sobre como prevenir a doença. Dessa vez, as visitas serão centradas na capital, Freetown, e no norte do país, as duas regiões mais afetadas pelo vírus.

Segundo o diretor do Centro Nacional de Resposta ao ebola, Alfred Palo Conteh, "o governo e sua equipe têm a esperança de que os casos que ainda não foram notificados ou registrados apareçam durante esses dias".

Conforme o último relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), Serra Leoa registrou, até o momento, 11.751 casos de ebola, o que o transforma no país com mais contágios do vírus. Apesar do apoio internacional, o país ainda tem grandes dificuldades para conter o vírus.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir