Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2015

Piloto de avião gritou ao copiloto para que abrisse a "maldi
O piloto do avião que caiu nos Alpes franceses pediu aos gritos para que o copiloto, que teria derrubado intencionalmente a aeronave, abrisse "a maldita porta" enquanto tentava derrubá-la, mostraram as gravações da primeira caixa-preta encontrada.
Piloto de avião gritou ao copiloto para que abrisse a
Foto: www.msn.com

Quando o copiloto, Andreas Lubitz, já teria acionado o sistema de descida, e os controladores aéreos franceses tinham tentado às 10h32 contatar sem sucesso o avião, a gravação registra o sinal de alarme automático de perda de altura, revelou neste domingo o jornal "Bild".

Imediatamente depois se ouve um forte golpe, como se alguém tentasse abrir com um chute a porta da cabine, e a voz do capitão, Patrick Sondenheimer, gritando: "Pelo amor de deus, abre a porta!".

Ao fundo é possível ouvir os gritos dos passageiros.

Às 10h35, quando o avião ainda estava a sete mil metros de altura, a gravação registrou "ruídos metálicos fortes contra a porta da cabina" como se ela estivesse sendo golpeada.

90 segundos depois, a cinco mil metros de altura, um novo alarme é ativado, e é possível ouvir o piloto gritar: "Abra essa maldita porta!"

Às 10h38, ainda a cerca de quatro mil metros de altura, é possível ouvir a respiração do copiloto, que não diz nada.

Às 10h40, o aparelho toca a montanha com a asa direita e de novo são ouvidos gritos dos passageiros, os últimos sons registrados pela caixa-preta.

A uma hora e meia de gravação resgatada revelou também como o capitão, às 10h27 e a 11.600 metros de altura, pede ao copiloto que comece a preparar a aterrissagem em Düsseldorf e ele responde, entre outras palavras, com um "tomara" e um "vamos ver".

Em entrevista coletiva na quinta-feira, quando foi comunicado que as gravações permitem concluir que o copiloto derrubou intencionalmente a aeronave, que levava 150 pessoas a bordo, o promotor de Marselha qualificou as respostas do copiloto a seu comandante de "lacônicas".

Após decolar com atraso de Barcelona, o comandante tinha explicado ao copiloto, entre outras coisas, que não tinha tido tempo de ir ao banheiro, e Lubitz ofereceu assumir o comando da aeronave em qualquer momento.

Depois do controle para preparar a aterrissagem, o copiloto volta a oferecer ao comandante assumir o comando para que ele possa ir ao banheiro.

Dois minutos mais tarde, Sondenheimer diz: "Pode assumir o comando".

Então é ouvido o barulho de uma cadeira e da porta se fechando.

Exatamente às 10h29 o radar registrou a primeira diminuição de altitude do avião.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir