Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2015

Apagão paralisa grande parte da Turquia
Várias cidades da Turquia, incluindo a capital Ancara e Istambul, ficaram hoje paralisadas devido a um apagão, cujas causas ainda não foram determinadas.
Apagão paralisa grande parte da Turquia
Foto: diariodigital.sapo.pt

O apagão ocorreu às 10:36 locais (08:36 hora de Lisboa) e deixou 49 das 81 províncias do país sem eletricidade, indicaram fontes oficiais citadas pelos "media" locais.
Segundo a companhia nacional de eletricidade turca (Teias), a corrente elétrica poderá vir a ser restabelecida ao início da tarde em 10 províncias afetadas, bem como em vários bairros das duas principais cidades do país, Ancara e Istambul.
O apagão perturbou os serviços de transportes públicos em muitas cidades do país. Na capital turca e em Istambul, a circulação do metro foi interrompida e milhares de passageiros foram retirados das estações sem registo de incidentes.
Em Istambul, o serviço de elétricos e o túnel ferroviário que liga a margem asiática e a margem europeia daquela cidade também foram encerrados.
O apagão também afetou a circulação automóvel, devido à falta de sinalização, as comunicações telefónicas e de Internet, bem como a atividade de várias empresas e comércio do país.
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, referiu que o apagão poderá ter tido uma origem técnica, afirmando, no entanto, que "todas as pistas estão a ser neste momento estudadas", em resposta a um jornalista que o questionou sobre a eventualidade de um ataque terrorista.
"Estamos a investigar para determinar as causas que provocaram este apagão", afirmou, por sua vez, o ministro da Energia turco, Taner Yildiz, sublinhando que esta falha de eletricidade foi a mais grave dos últimos 15 anos.

Diário Digital com Lusa

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir