Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-04-2015

Botas ajudarão você se cansar menos ao caminhar.
Exoesqueleto em forma de bota, criado por Steve Collins e outros estudiosos da universidade americana Carnegie Mellon, promete reduzir o cansaço durante caminhadas. O dispositivo mecânico não tem bateria nem motor; só um sistema de molas e alavancas que a
Botas ajudarão você se cansar menos ao caminhar.
Foto: www.momentoverdadeiro.com

Segundo a publicação, o sistema é bastante simples – quase um ovo de Colombo. Quando uma perna avança, em seu movimento natural de caminhar, uma mola na outra perna se estende, armazenando energia. Quando chega o momento de mover essa outra perna, a mola colabora na extensão do pé, reduzindo o esforço feito pela panturrilha. O processo se repete a cada passo. De acordo com Collins, o exoesqueleto reduz a energia necessária para a caminhada em 7%. É como se a pessoa tirasse das costas uma mochila de 9 quilos.

Steve Collins vislumbra três tipos de aplicação para seu invento. Ele pode ajudar pessoas que andam muito, como carteiros. Pode aliviar o esforço dos que transportam cargas pesadas, como soldados. E pode ajudar pessoas com problemas físicos que têm dificuldade ao caminhar.

O projeto é descrito num artigo publicado nesta semana na revista Nature. No vídeo abaixo, Collins, que é professor de engenharia mecânica, fala (em inglês) sobre ele. O especialista diz que muita gente acreditava que não era possível reduzir o esforço de caminhar a menos que houvesse alguma fonte de energia (como baterias e motores) para impulsionar os movimentos. Mas os pesquisadores descobriram que é possível poupar energia apenas melhorando a eficiência da caminhada com o sistema mecânico.

Fonte: www.momentoverdadeiro.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir