Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2015

Mano Brown é detido em São Paulo
PM diz que ele foi detido por desobediência, desacato e resistência. Rapper foi abordado por policiais na Avenida Carlos Caldeira Filho.
Mano Brown é detido em São Paulo
Foto: g1.globo.com

O rapper Mano Brown, do grupo Racionais MC´s, foi detido na tarde desta segunda-feira (6) na Zona Sul de São Paulo. O carro no qual o artista estava foi parado por volta das 16h na Avenida Carlos Caldeira Filho, na altura do número 1.000, na região de Campo Limpo.

Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi detido por desobediência, desacato e resistência. O desacato é usado pela PM para configurar casos em que ela julga ter ocorrido ofensa ou "menosprezo ao funcionário público no exercício de sua função".

O caso foi encaminhado ao 37º Distrito Policial. O advogado do rapper, Rafael Ornaghi, disse que ele irá assinar um termo circunstanciado e será liberado em seguida. Segundo o defensor, Mano Brown foi "levemente agredido" durante a abordagem e discutiu com os policiais, por isso acabou conduzido para a delegacia.
Ornaghi relatou que o cantor foi parado em uma blitz, saiu do carro e os PMs o pediram para colocar as mãos sobre o veículo. Quando Brown fazia o movimento para erguer os braços, um policial encostou nele e o cantor "pediu calma", ainda segundo o advogado. Em seguida, o PM teria puxado os braços do rapper, o algemado e jogado no chão.
Por volta das 19h50, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT), chegou à delegacia para acompanhar o caso.

Mano Brown é o principal nome do grupo Racionais MC´s. Em 2014, o grupo formado ainda por Edi Rock, KL Jay e Ice Blue completou 25 anos de carreira.
Os rappers ficaram conhecidos pelas letras de música sobre a realidade dos negros e pobres brasileiros. Gravado em 1990, o primeiro disco da banda, "Holocausto urbano", retrata o cotidiano da periferia paulistana. No ano passado, o grupo lançou o álbum "Cores e Valores".

Outros episódios
Mano Brown foi preso em julho de 2004 por desacato à autoridade ao xingar e tentar agredir policiais militares que encontraram uma ponta de cigarro de maconha na roupa do músico. No dia seguinte, ele foi liberado após pagar fiança de R$ 60.
Já em setembro de 2009, o rapper foi detido após uma confusão na torcida do Santos durante o jogo contra o Corinthians no Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo. A suspeita era de que ele tivesse participado de um conflito na arquibancada, mas após análise de imagens ele foi liberado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir