Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-04-2015

Está sem bateria? Esta carrega-se em apenas um minuto
É de alumínio, tem maior duração e até é flexível. Está a ser desenvolvida na universidade norte-americana de Stanford e é amiga do ambiente
Está sem bateria? Esta carrega-se em apenas um minuto

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos desenvolveu uma bateria de telemóvel que carrega por completo em apenas um minuto. "Desenvolvemos uma bateria de alumínio recarregável que pode substituir as baterias alcalinas, prejudiciais para o ambiente, e baterias de lítio, que, ocasionalmente, podem incendiar-se", disse o cientista Hongjie Dai à revista científica Nature.

Esta bateria, além de recarregar de forma extremamente rápida, dura mais que as existentes e não apresenta perigos para o ambiente como as baterias de lítio. É dobrável, o que permitirá a adaptação a dispositivos flexíveis. As tradicionais baterias de lítio começam a perder eficácia ao fim de 1.000 ciclos de carregamento, mas esta só depois de 7.500 ciclos é que começa a fase descendente quanto a durabilidade.

O único problema actual é que uma bateria desta não tem energia suficiente para suportar um telemóvel. Por issso, durante os testes, foram precisas duas para garantir a energia que um telemóvel gasta. "A nossa bateria produz apenas 2 volts. Porém, ao melhorar os materiais podemos aumentar a voltagem e densidade de energia", diz Hongjie Dai no site da universidade de Stanford.

Fonte: www.sabado.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir