Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-04-2015

Há novos indícios de água líquida em Marte
Os dados recolhidos pelo robô Curiosity forneceram novos indícios relativamente à existência de água em estado líquido no planeta Marte. Mas isso não significa que exista vida.
Há novos indícios de água líquida em Marte

No solo do planeta vermelho, os cientistas que analisam as imagens recolhidas pelo Curiosity descobriram que à noite, parte do vapor de água existente na atmosfera fica condensado à superfície e transforma-se em gelo.

Outra descoberta foi a de que existe perclorato de cálcio no solo, um tipo de sal que interfere com o processo de congelação da água e a torna líquida. Num solo poroso como o de Marte, essa água infiltra-se enquanto há condições para isso. Ou seja, durante a noite, já que quando o dia regressa a água que se mantém à superfície volta a evaporar-se.

Mesmo assim, os investigadores consideram que é pouco provável que a existência de água em estado líquido no planeta nestas condições seja suficiente para gerar vida, já que os restantes dados mostram que o planeta é "demasiado seco, frio e sujeito a radiações cósmicas tão potentes que atingem a superfície, matando todo o tipo de vida".

As conclusões foram publicadas na revista Nature e foram apuradas por investigadores de várias instituições e que analisaram as imagens do robot - a explorar Marte desde agosto de 2012 - na cratera de Gale.

Os dados recolhidos pelo Curiosity já permitiram encontrar outros indícios de água no planeta vermelho.

Fonte: tek.sapo.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir