Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-04-2015

As veias abertas da política de Marataízes.

As veias abertas da política de Marataízes.

Em 2016 Marataízes realizará sua sexta eleição municipal e podemos esperar mais do que uma disputa pelo poder, iremos assistir a uma guerra, onde o grupo vencedor poderá ditar os rumos políticos de nossa cidade por vários anos.

Hoje existe um vácuo em Marataízes, um vácuo de poder, um vácuo de lideranças e um vácuo de representatividade, que deixa nossa cidade de fora dos principais assuntos políticos ocorridos pelo estado a fora. Temos um eleitorado pulverizado, ainda há procura de uma liderança que os represente, há decepções de todos os lados, portanto a eleição de 2016 poderá ser um divisor de águas para nosso município.

Marataízes tem hoje dois políticos experientes e que são bons de voto, Jander e Toninho Bittencourt. É incontestável a popularidade de Jander, que ganhou uma eleição improvável em 2008 e saiu consagrado das urnas em 2012, tudo caminhava para Jander fazer seu sucessor em 2016, mas isso depende de sua volta ao centro do poder. Já Toninho demonstrou na ultima eleição que tem cacife político para pleitear a prefeitura de Marataízes. O prefeito em exercício, Tininho, vem aos poucos montando um grupo político para as eleições em 2016, pode surgir como uma alternativa, tudo vai depender de sua articulação política.

Duas opções de liderança é pouco para uma cidade com o potencial de Marataízes, ainda temos gargalos a serem enfrentados e até o momento a agenda de nossos políticos é pura e simplesmente pela briga pelo poder. Não temos até o momento ninguém propondo uma agenda positiva para nosso município, nossos vereadores, salvo alguns, insistem naquela velha política provinciana, que sai de qualquer lugar indo pra lugar nenhum, os presidentes de associações nada fazem a não ser mendigarem atenção do Executivo, os presidentes de Partidos Políticos só se reúnem as vésperas das eleições, todos esses atores querendo a permanência do status quo.

Boas escolas, infraestrutura de primeira, saúde em boas condições, tudo isso depende da política, da boa política, de bons debates, onde são apontados os problemas e também mostrado os melhores caminhos para saná-los. Não podemos e não devemos fugir da política, a cada eleição devemos expurgar os maus e dar chances aos "bons", mesmo que isso soe como uma utopia, mas fugir dos debates é deixar o caminho livre para os MAUS, temos que ter em mente aquela famosa frase de Alexandre o Grande, "Eu não temeria um grupo de leões conduzidos por uma ovelha, mas eu sempre temeria um rebanho de ovelhas conduzido por um leão".

Marataízes precisa de protagonistas políticos que acima de tudo assumam como principio básico o debate incansável, de preferencia com o cidadão comum, apontando todas as deficiências e consequentemente os caminhos viáveis para uma cidade melhor, não há mais espaço para o politico profissional, precisamos de gestores públicos, que desejam administrar uma cidade não como projeto pessoal e sim com um arraigado espírito público.


Fonte:
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir