Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-04-2015

Anderson Silva é confirmado na seletiva olímpica do taekwond
Depois de revelar o desejo de disputar a Olimpíada de 2016, Anderson Silva teve a sua presença confirmada da seletiva que vai decidir as vaga do taekwondo nos Jogos do Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o maior vencedor brasileiro
Anderson Silva é confirmado na seletiva olímpica do taekwond
Foto: www.msn.com

Na última semana, Anderson Silva chegou a ser criticado por Guilherme Cezário Felix, o melhor brasileiro no ranking mundial da modalidade (ocupa a 18ª colocação na categoria acima de 80kg), que escreveu no Facebook que a decisão do lutador do UFC "não passa de brincadeira" e o desafiou a se preparar muito "pra não passar vergonha". Nesta quinta, o Spider evitou entrar em polêmica sobre o assunto.

"Claro que meus companheiros têm razão. Parei de treinar taekwondo com 17 anos. As dificuldades que vou encontrar são muito maiores. Mas é um desafio ao qual estou disposto a enfrentar. Não estou preocupado em passar vergonha. Tudo que fiz pelo esporte e tudo que taekwondo me deu serviu para que eu levasse o país onde precisava levar. Levando o país como força no MMA mundial", afirmou Anderson, que falou sobre a sua preparação para disputar a seletiva.

"Eu estou tentando devolver para o esporte o que ele me deu. Eu comecei no taekwondo. O takewondo mudou minha história. Já estou treinando, nunca parei de treinar. Voltei a treinar agora. Existe essa possibilidade. Sempre foi uma coisa que sempre quis fazer. Mas não havia possibilidade, muitos compromissos ativos no UFC. Agora estou tendo essa oportunidade".

As seletivas para a Olimpíada de 2016 devem acontecer a partir de janeiro do próximo ano, mas os critérios ainda não estão totalmente definidos. Segundo Carlos Fernandes, presidente da confederação de taekwondo, quatro vagas ainda dever ser colocadas em disputa entre várias categorias.

"Sabemos da performance do nosso campeão e da potencialidade dele. Entendo que Anderson Silva é ícone, referência, e o taekwondo faz parte das artes marciais, onde ele começou. Uma honra nosso esporte estar recebendo um atleta desse porte. O direito que ele tem de participar, os outros atletas também terão seus direitos garantidos", disse o dirigente.

Anderson SIlva, que começou no esporte lutando taekwondo, admitiu que ainda precisa treinar bastante para se adaptar às mudanças e à evolução da modalidade durante os últimos anos. Por enquanto, ele admite que os Jogos do Rio 2016 ainsa são um sonho.

"Acho que primeiramente tenho que voltar aos treinos, sou realista. Sei que as condições que tenho hoje de participar de qualquer competição nesse sentido estão muito longe. Tenho que me preparar para isso, tenho que ganhar velocidade. Mas a expectativa é grande. Você não pode deixar de acreditar nos seus sonhos, sempre acreditei. O "não" eu ja tenho", afirmou o Spider

Aos 39 anos, Anderson Silva está afastado do octógono desde o dia 4 de fevereiro, quando foi reprovado em um exame antidoping três dias depois de vencer sua última luta pelo MMA - vitória de número 34 da sua carreira, contra o americano Nick Diaz. Apesar de estar suspenso do UFC, ele ainda não sabe se a punição por doping pode tirá-lo também do taekwondo. O julgamento da Comissão Atlética de Nevada está marcado para o mês de maio.

"Não sei se isso vai acontecer. São duas coisas bem distantes, mas se houver esse impedimento da comissão, vou respeitar", disse o brasileiro.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir