Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-04-2015

61% dos focos de dengue em MT estão no lixo
Levantamento realizado pela equipe técnica epidemiológica SES aponta que em Mato Grosso o lixo é o depósito predominante de criadouros do mosquito da dengue
61% dos focos de dengue em MT estão no lixo
Foto: www.atribunamt.com.br

Um levantamento realizado pela equipe técnica epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontou que em Mato Grosso o lixo (61%) é o depósito predominante de criadouros do mosquito da dengue. Dos 81 municípios vistoriados, foram constatados que entre os principais criadouros estão os depósitos elevados ligados à rede pública (1%), como caixa d’água; depósitos passíveis de remoção (3%), como pneus; pequenos depósitos (12%), como vasos/frascos com água; e depósitos ao nível de solo para armazenar água (23%), como tambor e cisternas.
"Depósito predominante é todo recipiente utilizado que armazene ou possa vir a armazenar água, seja ela pela ação da chuva ou pela ação do homem, e onde a fêmea dos mosquitos do gênero Aedes, Ae. aegypti e Ae. Albopictus, utiliza para depositar seus ovos", explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães.
As chuvas favorecem para a proliferação do vetor e, por isso, é importante que a população continue adotando medidas de remoção dos criadouros nas residências. De acordo com a coordenadora, o controle da dengue é uma ação continuada na Saúde do Estado. "As equipes técnicas da SES, junto com os municípios, vem monitorando semanalmente a progressão dos casos e desencadeando ações de combate e prevenção ao mosquito".

Fonte: www.atribunamt.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir