Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2015

Vacina contra a doença que mata uma criança por minuto
Novos testes de uma vacina contra a malária produziu resultados animadores chegando à fase final de testes - a primeira a atingir este estágio - mas também produziu demonstrações de desapontamento com o grau de efectividade aquém do ideal.
Vacina contra a doença que mata uma criança por minuto
Foto: diariodigital.sapo.pt

Nas experiências, a droga RTS,S/AS01 ofereceu protecção parcial a um grupo de 16 mil crianças de sete países africanos. Mas não foi efectiva em bebés de até três meses de idade, afirmaram os autores do estudo na revista científica britânica The Lancet.
A malária mata mais de 500 mil crianças no mundo, o equivalente a uma a cada minuto.

Apesar do desempenho limitado, os cientistas salientaram que a droga é a vacina estágio clínico mais avançado disponível.
«O desenvolvimento desta vacina continua a ser importante», disse o coordenador do grupo de trabalho sobre malária da organização Médicos Sem Fronteiras, Martin de Smet.
«Posso ver o uso desta vacina especialmente nos países onde a malária é uma doença permanente, onde as crianças têm em média cinco, seis, sete episódios de malária por ano», enfatizou.

Assim, mesmo que vacina ofereça, digamos 30% de protecção, se traduzir isto em número de crianças salvas e em número de episódios de malária evitados, claro que (a vacina) é uma contribuição significativa para o controlo da malária», afirmou o especialista.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir