Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2015

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 04 de Mai
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza será realizada entre os dias 4 e 31 de Maio. Neste período, devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, ser
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 04 de Mai
Foto: www.regiaonoroeste.com

O dia 9 de Maio (sábado) foi definido pelo Ministério da Saúde como o dia D (Dia de Mobilização Nacional). A Secretaria Municipal de Saúde está preparada para receber o público compreendido pela campanha, e neste dia, todas as Unidades de Saúde do município ficarão abertas até as 17h, para facilitar a ida da população.

Junto com a campanha da Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde também realizará a de "Prevenção do Câncer Bucal a partir de 60 anos". Quem precisar de mais informações deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone (17) 3465 0566, ou, direto na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Influenza

De acordo com o Ministério da Saúde a Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano.

Estimativa populacional de Fernandópolis para a Campanha

Crianças de 6 meses a dois anos: 1.160

Crianças de 02 a 04 anos: 2.012

Trabalhadores de Saúde: 1859

Gestantes: 580

Puerperas até 45 dias após parto: 95

Idosos: 10.419

Comorbidades (doenças crônicas): 3.376

Total: 19.501

Fonte: www.regiaonoroeste.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir