Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2015

Política: CPI da Petrobras ouvirá cinco depoimentos nesta te
A CPI da Petrobras terá uma verdadeira maratona de depoimentos nesta terça (28). Os deputados vão ouvir cinco pessoas. Duas delas ligadas ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o Comperj: o ex-presidente Nilo Carvalho Vieira Filho e o ex-gerente Jans
Política: CPI da Petrobras ouvirá cinco depoimentos nesta te
Foto: news.portalbraganca.com.br

O custo do Comperj, estimado em 47 bilhões de dólares, foi questionado pelo Tribunal de Contas da União. Além disso, dois delatores da Operação Lava Jato, os empresários Júlio Camargo e Augusto Mendonça, da Setal Óleo e Gás, disseram que houve pagamento de propina na obra para os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque e para o ex-gerente de Tecnologia Pedro Barusco.



A CPI vai ouvir ainda o ex-integrante do Comitê de Auditoria da Petrobras Mauro Cunha, que era representante dos acionistas minoritários da estatal e saiu depois de reclamar publicamente da escolha do novo presidente da empresa, Aldemir Bendine.



Além deles, vão prestar depoimento à CPI o ex-gerente jurídico da Petrobras Fernando de Castro Sá; e o gerente-executivo de Engenharia para Empreendimentos de Abastecimento da estatal, Maurício de Oliveira Guedes.


Os depoimentos foram pedidos por um dos sub-relatores da CPI, deputado Altineu Côrtes, do PR do Rio de Janeiro. Segundo ele, todos têm conhecimento a respeito dos procedimentos internos da empresa.



"Nós também vamos ouvir o Maurício Guedes, ex-gerente executivo, uma pessoa que foi citada nessa questão da Operação Lava Jato. Ele tem um papel importante porque ele ocupou uma função de gerente executivo. Ele sabe tudo sobre o que aconteceu ali."


Nesta segunda, os membros da CPI se reuniram com a diretoria da Petrobras na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A reunião tinha sido marcada com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, que não pôde comparecer por motivos familiares. No encontro, os diretores explicaram o balanço da empresa, divulgado na semana passada com a estimativa de que a Petrobras perdeu R$ 6 bilhões com o esquema de corrupção. Eles também mostraram o que a Petrobras está fazendo para que isso não se repita. Os deputados saíram satisfeitos do encontro, como conta o sub-relator Altineu Côrtes.



"A Petrobras está atendendo a CPI em todas as solicitações de documentos, enfim, a Petrobras demonstrou ali, hoje, completamente solícita a atender tudo o que a CPI precisa."



A CPI da Petrobras deve marcar nesta semana as datas dos depoimentos dos acusados da Operação Lava Jato que estão presos em Curitiba, no Paraná.


Com informações da Rádio Câmara

Fonte: news.portalbraganca.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir