Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2015

Ucrânia quer ser candidata à entrada na Ue em 2020
Presidente ucraniano diz que o país estará em condições de se candidatar à UE em cinco anos.
Ucrânia quer ser candidata à entrada na Ue em 2020
Foto: economico.sapo.pt

A entrada da Ucrânia na União Europeia é o principal objectivo de Kiev, que espera poder apresentar uma candidatura oficial de adesão à União dentro de cinco anos, anunciou ontem o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

O desejo do chefe de Estado foi ontem expresso durante a cimeira bilateral UE-Ucrânia, que teve lugar na capital ucraniana, e na qual estiveram presentes o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. O encontro, destinado a analisar o progresso do país na implementação de reformas económicas, foi no entanto ensombrado pelos fortes bombardeamentos que tiveram lugar entre as tropas governamentais e os separatistas pró-russos perto da cidade portuária de Mariupol, existindo relatórios de que os rebeldes estão a reunir forças blindadas perto desta cidade estratégica.

Em resposta ao renovar da violência no Leste da Ucrânia, a chanceler alemã Angela Merkel avisou que os combates deverão levar a uma renovação das sanções europeias contra a Rússia.

"É totalmente claro que o cumprimento dos termos do acordo de Minsk vai demorar mais do que Agosto ou Setembro. Vamos voltar a falar do assunto em Junho e penso que vamos decidir uma extensão das sanções", declarou a chefe do governo alemão, durante uma conferência de imprensa conjunta em Varsóvia com a sua homóloga polaca, Ewa Kopacz.

Fonte: economico.sapo.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir