Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2015

Software de Siri tem nome de assistente do Homem de Ferro
Nos filmes da Marvel, Jarvis � o assistente virtual ultra inteligente criado por Tony Stark.
Software de Siri tem nome de assistente do Homem de Ferro
Foto: exame.abril.com.br

O sistema, dublado pelo ator ingl�s Paul Bettany, at� ganha certo destaque no segundo filme dos Vingadores, Era de Ultron, rec�m-lan�ado no Brasil.

Nesse final de semana, engenheiros da Apple revelaram que, al�m de ajudar o Homem de Ferro a combater os maiores vil�es do universo, Jarvis est� presente em todos os aparelhos iOS equipados com a assistente pessoal Siri.

Durante um encontro na sede da empresa em Cupertino, Calif�rnia, os desenvolvedores da Apple afirmaram detalharam o funcionamento do software Apache Mesos, que equipam os que os servidores que rodam a Siri.

O programa de c�digo aberto, desenvolvido pela Universidade de Berkeley, foi desenvolvido para melhorar a efici�ncia de grandes data centers de grandes sites e empresas (o Mesos � respons�vel, por exemplo, pelo desaparecimento da baleia que aparecia toda vez que o Twitter saia do ar.)

Entre outras tarefas, o Mesos escolhe a melhor forma de completar tarefas, considerando todos os recursos de um banco de dados.

O software tamb�m permite que engenheiros fa�am atualiza��es de servi�os como a Siri como se eles estivessem fazendo a tarefa em apenas um �nico computador � quando, na verdade, est�o mexendo com milhares de servidores.

Mas o mais incr�vel aconteceu no final da apresenta��o, quando os desenvolvedores revelaram o nome da vers�o que a Apple criou para o Apache Mesos: JARVIS.

O significado da sigla � praticamente igual ao sistema operacional de Tony Stark. Existe apenas uma pequena diferen�a na �ltima letra.

O programa da Apple � Just A Rather Very Intelligent Scheduler (Apenas um agendador muito inteligente, em ingl�s) enquanto o assistente do Homem de Ferro � Just A Rather Very Intelligent System (Apenas um sistema muito inteligente).

Por isso, toda vez que voc� pensar em falar mal seu iPhone (que acabou de aprender portugu�s) por ele n�o entender o que voc� quis dizer com "Configurar alarme para 7:30", lembre que ele j� evitou que a Terra fosse invadida por alien�genas de Asgard. Ou quase isso.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir