Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2015

Nome de Cunha aparece em registro de requerimento suspeito
Nome de deputado aparece como autor de requerimento apontado por Youssef como forma de press�o contra pagador de propina
Nome de Cunha aparece em registro de requerimento suspeito
Foto: noticias.terra.com.br

O presidente da C�mara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), � investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF ) sob a acusa��o de ter se beneficiado de pagamentos de propina por fornecedores da estatal. Apesar de negar qualquer rela��o com o epis�dio, Cunha aparece nos registros da C�mara como "autor" dos arquivos em que foram redigidos dois requerimentos sob suspeita no esquema de corrup��o da Petrobras. As informa��es s�o do jornal Folha de S. Paulo.

A investiga��o se apoia, entre outros pontos, no depoimento do doleiro Alberto Youssef. O doleiro disse que, como forma de press�o, Cunha apresentou requerimentos na C�mara para investigar uma fornecedora da estatal que teria interrompido o pagamento de propinas, a Mitsui.

Em sua defesa na CPI da Petrobras, Cunha fez coment�rios sobre dois requerimentos de 2011 da ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), que haviam sido noticiados pelo jornal "O Globo". Os documentos pediam informa��es ao Tribunal de Contas da Uni�o e ao Minist�rio de Minas e Energia sobre contratos da Mitsui e a Petrobras. De acordo com o doleiro, no entanto, o objetivo era intimidar a empresa a voltar a pagar as propinas.

"Eu n�o fiz qualquer requerimento pra quem quer que seja. (...) Cada um � respons�vel por seu mandato, como � que eu tenho conhecimento do que algu�m faz ou deixa de fazer? Cada um responde por seus atos" disse o deputado � CPI. Solange, que atualmente � prefeita de Rio Bonito (RJ), isentou Cunha de participa��o nos requerimentos.

A Folha, no entanto, detectou no sistema oficial da C�mara que o nome de Cunha aparece sim como autor dos dois arquivos em que foram produzidos os requerimentos assinados por Solange. Questionado, o presidente da C�mara disse que provavelmente um computador de seu gabinete foi usado pela ent�o deputada ou por algum assessor dela.

De acordo com a �rea t�cnica da C�mara, apesar de os arquivos terem o nome do deputado, a autentica��o do material no sistema oficial foi feita pelo gabinete da deputada.

"Se ela tivesse autenticado em meu gabinete era outra coisa. (...) Foi autenticado no gabinete dela, o gabinete que est� autenticado � o 585, do Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ), de quem ela era suplente", justificou Cunha.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir