Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2015

Chuva parou Salvador
Arrast�es, manifesta��es e caos no tr�nsito deram um clima de estado de s�tio a Salvador
Chuva parou Salvador
Foto: tribunadabahia.com.br

Salvador e Regi�o Metropolitana viveram ontem um dia de estado de s�tio. A jun��o de alagamentos e deslizamentos de terra com arrast�es e at� mesmo protestos, absolutamente descabidos e fora de hora, fez com que os efeitos das chuvas que ca�ram em profus�o fossem potencializados, levando o governador Rui Costa a suspender viagem programada para Irec� a fim de dedicar-se � cidade, juntamente com o prefeito ACM Neto, sendo que este solicitou, inclusive, refor�o policial para tentar combater os assaltos a motoristas presos em enormes engarrafamentos.

Aulas foram suspensas em parte dos col�gios municipais e na Uneb, o Tribunal Regional do Trabalho tamb�m suspendeu as atividades em Salvador, Cama�ari e Sim�es Filho, enquanto o Corpo de Bombeiros e a Pol�cia Militar reiteravam advert�ncias para que a popula��o ficasse em casa.
Seja pelas advert�ncias das autoridades ou pela absoluta falta de mobilidade (os �nibus desapareceram, presos nos enormes engarrafamentos), parte da popula��o realmente ficou em casa e o que se viu foram lojas fechadas.
Na Djalma Dutra, por exemplo, onde h� forte com�rcio ligado a autom�veis e motos, parte das casas comerciais ficou fechada e as que abriram amargaram a falta de clientes e de funcion�rios. At� o meio-dia de ontem, nenhum �nibus circulou pela Djalma Dutra e adjac�ncias.

Na Baixa de Quintas, grandes alagamentos impediram o tr�nsito e um autom�vel Corsa chegou a ser "engolido". L� tamb�m muitas lojas ficaram fechadas. "Vivemos um dia de Estado de S�tio", desabafou o corretor Roberto Martins Souza, enquanto tentava empurrar seu carro para encost�-lo, ap�s uma pane.
ARRAST�ES
Em meio a uma falsa den�ncia da fuga de quase dois mil presos da penitenci�ria Lemos Brito, prontamente desmentida pelo governo do Estado, diversos arrast�es bastante reais ajudaram a piorar a situa��o ca�tica vivida na capital baiana durante o dia de ontem. De todo lado surgia informa��es sobre assaltos a motoristas presos no tr�nsito, o que levou o prefeito ACM Neto a solicitar refor�o da seguran�a p�blica.
Paralela, Orlando Gomes, ACM (inclusive em frente ao Detran) e Via Regional (pr�ximo ao Barrad�o) foram algumas das avenidas onde os motoristas foram atacados por bandidos.

Opera��o especial para salvar vidas
A prefeitura de Salvador realizou uma opera��o especial com 500 servidores de todos os �rg�os. "Sob a coordena��o direta do prefeito ACM Neto, a prioridade das equipes � atender aquelas ocorr�ncias que coloquem em risco a vida das pessoas, sobretudo os casos de deslizamento", disse a nota oficial da prefeitura.
A falta do transporte coletivo foi mais um agravante para a situa��o cr�tica que a cidade viveu ontem (e que pode se repetir, pois a meteorologia prev� mais chuvas, inclusive tempestades na Regi�o Metropolitana e cidades do interior). Sem condi��es de enfrentar os pontos de alagamentos, os coletivos ficaram presos no tr�nsito e os passageiros, sem alternativa, decidiram seguir a p�, alguns voltando para casa. Em boa parte da cidade, n�o se via um �nibus sequer transitando, o que, ironicamente, fez com que o tr�nsito ficasse tranquilo no Centro.

A Transalvador emitiu nota alertando a popula��o para tentasse evitar a avenida Paralela, sentido Centro (Marginal da Unijorge e Condom�nio Amazonas); Bonoc�, nos dois sentidos; ACM; Tancredo Neves (pr�ximo � Madeireira Brotas); R�gis Pacheco; Oscar Pontes; Rua Art�mio Valente, pr�ximo ao Barrad�o; Esta��o Piraj�; Barros Reis; Sete Portas; R�tula do Abacaxi; Jardim Cruzeiro e Cal�ada, pois nestes locais h� pontos de alagamento. No entanto, a Transalvador vem trabalhando com todo o seu efetivo em toda a cidade para monitorar o tr�fego e amenizar os problemas causados pela chuva."

Fonte: tribunadabahia.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir