Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2015

Mulher morre com suspeita de dengue hemorrágica em Campos
Paciente era moradora do Novo Jóquei e há quatro dias teve febre alta. Exames iniciais indicam a possibilidade de Dengue.
Mulher morre com suspeita de dengue hemorrágica em Campos
Foto: g1.globo.com

Uma servente de 42 anos morreu nesta terça-feira (28), num hospital particular de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, com suspeita de dengue hemorrágica. A informação foi anunciada, primeiramente, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores, na tarde de terça-feira, pelo vereador Álvaro César Faria. A assessoria de Comunicação da secretaria de Saúde confirmou o fato e destacou que, a mulher era moradora do bairro Novo Jóquei e que o órgão está acompanhando o caso.
A servente foi enterrada na manhã desta quarta-feira (29) no Cemitério do Caju. A maior cidade do interior do Rio está com quatro vezes mais casos de dengue do que foi registrado em todo o ano passado.
Exames iniciais indicam a possibilidade de Dengue. Foi colhida amostra de sangue que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen), com resposta em até 30 dias. Serão feitos exames confirmatórios e de diagnóstico diferencial com o caso de dengue, como Hepatites virais, meningites, entre outros.
Ainda de acordo com a assessoria de Comunicação da secretaria de Saúde, há três ou quatro dias a paciente apresentou febre alta, evoluindo para vertigem, mal estar, sangramento menstrual aumentado, dor abdominal. A mulher procurou a emergência de um hospital particular durante este período, em que foi detectada a suspeita inicial de dengue associada a hepatite por medicamentos. Na terça-feira, o quadro evoluiu para choque e hemorragia e assim para óbito.
"Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registrados cerca de 300 casos de dengue em Campos. Não existe nenhum caso de óbito por dengue confirmado até a presente data, neste ano", disse a nota da secretaria de Saúde, acrescentando que em todo o ano passado foram registrados apenas 54 casos da doença na cidade.
A Secretaria de Estado de Saúde informa que durante as dezesseis semanas epidemiológicas de 2015 (de 1º de janeiro até 28 de abril), foram notificados 21.706 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com cinco óbitos: Miracema (1) e Resende (4). As notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado, até às 17h, do dia 28 de abril. Em 2014 foram notificados 7.819 casos suspeitos de dengue no estado do Rio, com 10 óbitos confirmados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir