Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2015

Marquinhos acorda no 2º tempo, e Fla vai à semi com passeio
Zerado na primeira etapa, camisa 11 dá show na segunda metade da partida e leva equipe carioca a confronto com Limeira por vaga na final. Herrmann é outro destaque
Marquinhos acorda no 2º tempo, e Fla vai à semi com passeio
Foto: globoesporte.globo.com

Como se diz na gíria do basquete, Marquinhos amassou o aro do ginásio do Tijuca no primeiro tempo. Errou os quatro arremessos que tentou. Foi substituído por Marcelinho no segundo período. Mas Marquinhos é um jogador diferenciado. Endiabrado no segundo tempo, o camisa 11 do Flamengo destruiu o São José e comandou a vitória por 98 a 64 (43 a 35) no jogo 5 das quartas de final do NBB (veja no vídeo os melhores momentos). Com seis bolas de três e 26 pontos - 20 só no terceiro período - o cestinha da noite teve a companhia de luxo do argentino Herrmann, autor de 20 pontos, para manter a escrita: o Flamengo segue como única equipe a disputar as semifinais de todas as edições da competição.

- Foram dois tempos distintos. No primeiro, não fui muito acionado. Eu não estava no ritmo. Mas no segundo tempo, vim num ritmo melhor, comecei a infiltrar mais, isso deu confiança para arremessar. Depois que peguei o ritmo, a mão esquentou, consegui uma sequência muito boa - disse Marquinhos.
Além do inspirado ala e de Herrmann, o outro argentino do Flamengo, Nico Laprovittola, teve participação importante, com 14 pontos e nove assistências. E, ainda, o americano Meyinsse contribuiu com duplo-duplo de 13 pontos e 10 rebotes. Pelo São José, Caio Torres anotou 16 pontos e se salvou em meio a uma atuação coletiva muito abaixo da média.
Agora, o adversário dos atuais bicampeões é o Limeira, segundo colocado na fase de classificação, e que terá a vantagem de fazer o quinto jogo da série em casa, se necessário. O primeiro encontro será no sábado, no interior paulista, às 16h (de Brasília). Na outra semifinal, Bauru e Mogi começam a disputa pela vaga na final no domingo, às 13h (de Brasília), em Bauru.
O SporTV transmite todas as partidas das semifinais ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real. Confira a programação completa.
HERRMANN DE UM LADO, CAIO TORRES DO OUTRO
Em 10 minutos bastante disputados, Flamengo e São José não conseguiram abrir vantagem. Com uma defesa agressiva, o time da casa começou melhor e abusou dos contra-ataques. Olivinha tirou proveito da estratégia e anotou seis dos oito pontos do Fla, que fez 8 a 3. Mas a rapidamente os paulistas deixaram tudo igual. As duas equipes erravam demais, principalmente nos arremessos de três - juntas, anotaram apenas duas bolas em sete tentadas.

Caio Torres era a principal arma ofensiva dos visitantes. Com dois lances livres, colocou o São José pela primeira vez na liderança, com 1m31s por jogar. Mas com dois pontos de Meyinsse e um chute de três de Herrmann, os atuais bicampeões viraram e terminaram o período na frente (21 a 18).

José Neto voltou com Marcelinho no lugar de Marquinhos, até então zerado. O Fla cresceu e abriu 10 pontos, sua maior vantagem no jogo. Graças a Herrmann. O argentino, que já tinha entrado bem no primeiro período, foi o dono do segundo, com duas bolas de três e 10 pontos. A situação do São José se complicou ainda mais quando Caio Torres foi para o banco, com três faltas, a 2m55s do intervalo. A partir daí, com Marquinhos ainda sem pontuar, Meyinsse tomou conta do garrafão, e os donos da casa foram para o vestiário com oito de vantagem (43 a 35).

Zerado nos dois primeiros quartos, Marquinhos acordou na volta do intervalo. Principal pontuador e jogador do Flamengo na temporada, ele acabou com o jogo no terceiro período. Com quatro bolas de três em quatro tentativas e nada menos do que 20 dos 29 pontos do Flamengo no período - o dobro dos 10 anotados por toda a equipe de São José -, Marquinhos fez a diferença chegar a 27 ao fim do quarto: 72 a 45 no placar, delírio vermelho e preto na arquibancada (veja no vídeo ao lado).
Atordoado, São José cometia erro atrás de erro na volta para o último quarto. Marquinhos e Marcelinho aumentavam a diferença para 37 pontos a pouco mais de cinco minutos para o fim (87 a 50). Após converter mais uma cesta de três - e levar um toco de Dedé ao tentar uma enterrada - Marquinhos deixou a quadra muito aplaudido pela torcida enlouquecida no Tijuca. Nos últimos minutos, bastou ao Flamengo administrar a larga diferença e fazer o tempo passar.

Equipes e pontuação de cada jogador
Flamengo: Marquinhos (26), Laprovittola (14) , Meyinsse (13), Benite (4), Olivinha (10). Entraram: Herrmann (20), Marcelinho (5), Felício (2), Gegê (2), Mingau (2), Danielzinho (0), Leo (0). Técnico: José Neto
São José: Drudi (6), Laws (6), Caio Torres (16), Baxter (10), Valtinho (8). Entraram: Dedé (7), Renan (8), Betinho (1), Colimério (2), André (0), João Pedro (0), Gustavo (0). Técnico: Luiz Zanon
Placares dos quartos
1º quarto: Flamengo 21 x 18 São José
2º quarto: Flamengo 22 x 17 São José
3º quarto: Flamengo 29 x 10 São José
4º quarto: Flamengo 26 x 19 São José

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir