Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-05-2015

Nave Progress se desintegra ao entrar na atmosfera
O cargueiro espacial não tripulado Progress se desintegrou por completo na atmosfera terrestre sobre o oceano Pacífico na madrugada desta sexta-feira, uma semana após os operadores russos perderem o controle da nave, informou a agência espacial russa.
Nave Progress se desintegra ao entrar na atmosfera
Foto: www.msn.com

"A nave Progress M-27M deixou de existir às 05H04 de Moscou (23H04 Brasília de quinta) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do oceano Pacífico", revelou a Roskosmos em um comunicado.

Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações fora de controle.

A perda da nave de carga representa um prejuízo de quase 500 milhões de euros, mas não põe em risco a tripulação da ISS, que tem reservas para vários meses.

Uma nave de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deve chegar à ISS a partir de 19 de junho.

Uma comissão de inquérito foi criada para determinar as circunstâncias do incidente, que parece ter ocorrido no momento da separação entre a nave e o foguete, segundo o vice-presidente da Roskosmos, Alexander Ivanov.

Além do material, a Progress transporta uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em 1945, em Berlim. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na II Guerra Mundial.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir