Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-05-2015

Sem o Fies, alunos abandonam a faculdade
Após o Ministério da Educação admitir que não devem ser feitos novos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), francanos se preocupam com pagamento das faculdades e chegam até a desistir do curso.
Sem o Fies, alunos abandonam a faculdade
Foto: gcn.net.br

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, informou na última segunda-feira que foram realizados 252 mil novos contratos. Esse montante teria consumido toda a verba prevista para esta etapa do Fies, que era de cerca de R$ 2,5 bilhões, não sendo possível aceitar mais inscrições.

O estudante Aquiles Mariano, 23, é um dos francanos que tiveram de abandonar o sonho de cursar uma faculdade, após não conseguir se inscrever no Fies. Ele desistiu do curso de veterinária que havia iniciado no começado deste ano na Unifran (Universidade de Franca). "No dia que tranquei minha matrícula, havia cerca de 45 alunos desistindo também. Tentei todos os dias fechar o contrato no site e não consegui", disse.

Outro problema enfrentado pelo universitário é que ele ficou sem pagar quatro meses da mensalidade, que resultou em uma dívida de cerca de R$ 7 mil. Ele aguardava o Fies para repor esse montante. O jovem também perdeu a oportunidade de estágio que começaria agora. "Agora vou estudar em casa e tentar o Fies da próxima vez, junto com o ProUni", afirmou.

Já o estudante Deivid Martins Leite, 20, ainda não se decidiu se vai continuar no curso de educação física, que ingressou neste ano na Unifran. "Estou sem emprego no momento, então, dependo de conseguir um novo trabalho para me manter na faculdade. Fica um sentimento de revolta e tristeza de ter de parar o curso por causa do Fies", disse o universitário.

Outros estudantes dependem do apoio da família para conseguir pagar as mensalidades ou pensam em apelar para outros tipos de créditos universitários. "A Unifran deu a opção de um financiamento particular, que chama PraValer. Mas, parece que cobre apenas 30% da mensalidade, o que é insuficiente para mim", afirmou Vânia Braga Silva, 48, que tem um filho que não conseguiu entrar no Fies.

O fim da verba é apenas para novos contratos do Fies. O governo federal garantiu que os estudantes que já possuem o financiamento terão o contrato renovado. Neste caso, o prazo vai até o dia 29 deste mês. Alguns alunos que estavam com dificuldade para acessar o sistema do Fies, conseguiram após inúmeras tentativas. A estudante de jornalismo da Unifran, Jheinata Oliveira, 20, estava tentando o acesso desde março. "Consegui fazer o aditamento na semana passada, com 100% de cobertura", disse.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Universidades
A Unifran informou, via assessoria de imprensa, que dos 1.736 alunos que desejavam obter este benefício, apenas 580 novos contratos foram efetivados até o momento. Nem todos alunos já entregaram o contrato na universidade. Já para renovações de contratos, 2.308 foram renovados e 1.162 aditamentos foram iniciados e aguardam a validação dos alunos.

A universidade ressalta que vem buscando alternativas, como a parceria com o PraValer, programa de crédito estudantil privado, para que os alunos não sejam prejudicados.

No Uni-Facef, 105 novos contratos foram recebidos até o momento, de acordo com a oficial de ensino e pesquisa da unidade, Natália Garcia Figueiredo. Esse total deve aumentar à medida que os alunos entreguem os contratos, porém, não deve chegar ao número do primeiro semestre do ano passado, que foi de 193 inscritos. Em relação às renovações, a média deve ficar em torno de 500 alunos.

Na Faculdade de Direito de Franca, 15 novos contratos foram recebidos, sendo que em 2014 foram cerca de 70. "Devido ao fechamento do sistema do Fies, pelo esgotamento da verba, tivemos essa queda. Já em relação aos aditamentos, efetivamos 126 e deve permanecer nessa média", disse o tesoureiro Eduardo Moraes Simões.

Fonte: gcn.net.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir