Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2015

Aluna é a primeira transexual a ter identidade alterada na P
Foram quatro anos de tentativa de ser reconhecida como mulher na PUC, mas a transexual Cléo Oliveira, de 34 anos, conseguiu o registro. A vitória teve a ajuda de diversos funcionários da instituição, que convenceram a reitoria. A aluna é a primeira na his
Aluna é a primeira transexual a ter identidade alterada na P
Foto: www.msn.com

De acordo com informações do jornal O Dia, a estudante fez três pedidos formais para a mudança desde que entrou na universidade, em 2011. No primeiro, a solicitação foi ignorada. Na segunda vez, ouviu um não ainda mais incisivo. "Falaram que eu tinha que ir até a Justiça para pedir a troca do nome", explica.

No começo de 2015, depois de outra resposta negativa da instituição, a transexual pediu uma reunião com a reitoria. Ela conta que achou "que estava na hora de levar o caso para outras instâncias, mas nem foi preciso, pois no departamento social um funcionário me ajudou imediatamente, porque ficou sensibilizado com a história. Ele logo convenceu o reitor e resolveu meu problema".

A troca oficial do nome na pauta acadêmica foi feita na semana passada e desde então, no diário de classe, o Cléber ficou para trás. "Foi uma conquista muito importante. Tomara que sirva de exemplo para outras instituições", declarou Cléo.

A estudante lembra que, apesar das dificuldades com a troca, foram poucos os momentos em que ela foi vítima de algum preconceito. Na lista de chamada, os professores riscavam o nome Cléber e escreviam Cléo.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir