Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2015

38 cidades com alta incidência de dengue em 2015
Nesses municípios incidência é superior a 300 casos por 100 mil habitantes. Número de notificações sofreu aumento de 22,6% em relação a 2014
38 cidades com alta incidência de dengue em 2015
Foto: jcorreio.com.br

Trinta e oito dos 141 municípios de Mato Grosso - mais de um quarto dos municípios do estado - já registraram neste ano números de notificações de dengue superiores à proporção de 300 casos por 100 mil habitantes, sendo considerados cidades de alta incidência da doença. A constatação é da Secretaria de estado de Saúde (SES), que divulgou boletim apontando também um aumento de 22,6% no número total de notificações até a primeira semana de maio na comparação com o mesmo período do ano passado.

Até agora, o município com a maior incidência de dengue é Santa Carmem, localizado a 493 km de Cuiabá. Com apenas 4.256 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, o município já registrou 197 casos de dengue.

Alta incidência

O número de casos pode parecer pequeno, mas é resultante de um aumento expressivo caso comparado ao total de notificações no mesmo período do ano passado, quando a Vigilância Epidemiológica havia contabilizado apenas três notificações na cidade. Desde então, o número se multiplicou mais 65 vezes.

Situação semelhante ocorreu com o município de Ribeirãozinho (a 465 km), onde foram registrados até a primeira semana de maio deste ano 75 casos. No ano passado, o mesmo período somou apenas três casos.

No topo da lista dos municípios com alta incidência de dengue em Mato Grosso estão outras cidades pequenas, como Paranaíta, Torixoréu, Cocalinho, Santa Rita do Trivelato, Novo Horizonte do Norte, Ponte Branca e Serra Nova Dourada, todos com proporções de notificações superiores a mil casos por 100 mil habitantes. A lista também inclui cidades de maior porte, como Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, sendo estes dois últimos com proporções menores de notificações.
Por enquanto, a capital Cuiabá se mantém fora da lista de municípios com alta incidência de dengue neste ano, mas teve aumento no número de casos: foram 758 casos contra os 638 notificados no mesmo período do ano passado. Em todo o estado, a incidência de dengue tem sido de 250,41 casos por grupo de 100 mil habitantes (média não classificada como alta incidência).

Número de casos

De qualquer maneira, a SES alerta que a subnotificação (falta de notificação de casos que podem ser de dengue) é um fator a ser considerado, de forma que alguns municípios, embora não apresentem altos números de notificações, na prática podem estar correndo risco ou vivenciando uma epidemia.
Em todo o estado, até a primeira semana de maio foram notificados 8.088 casos de dengue. O mesmo período de 2014 somava 6.597 casos (variação de 22,6%).

Até o momento foi confirmada apenas uma morte decorrente de dengue, ocorrida em Sapezal, a 473 km da capital. Outros cinco óbitos estão sendo investigados, sendo dois em Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá, e os demais em Tangará da Serra (a 242 km da capital), Nova Mutum (a 269 km) e Juína (a 737 km).

Fonte: jcorreio.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir