318752 Noticias - A Parmalat volta mdia, agora com sotaque francs  -  Desire Duque




Categoria Geral  Noticia Atualizada em   12/05/2015   às  11:09:28                   
A Parmalat volta mdia, agora com sotaque francs
A volta dos mamferos TV aberta, a mais cara das apostas de mdia, no quer dizer que a Lactalis, dona da marca Parmalat do Brasil desde agosto de 2014, esteja despejando um caminho de dinheiro novo para reerguer a marca, que j foi lder isolada de me
A Parmalat volta  mdia, agora com sotaque francs
Foto: www.msn.com
Na dcada em que ficou nas mos da LBR, a Parmalat, que chegou a ter 15% de um mercado bastante pulverizado nos anos 90, frente de gigantes globais como a sua Nestl e a francesa Danone, viu sua situao se deteriorar. As dificuldades financeiras reduziram a participao de mercado a cerca de um quarto do que j foi est em 3% ou 4%, segundo diferentes consultorias.

A Lactalis, que est investindo agressivamente no mercado de lcteos brasileiros, pagou barato pelas quatro fbricas da Parmalat: R$ 250 milhes. Para ficar com a Eleg e a Batavo, que estavam nas mos de um grupo local saudvel (a BRF, dona da Sadia e Perdigo) teve de desembolsar sete vezes mais: R$ 1,8 bilho.

Mesmo assim, a Parmalat a grande aposta da Lactalis para brigar pela liderana no mercado brasileiro. Isso porque, mesmo com os problemas que sofreu nos ltimos anos, a Parmalat uma marca mais lembrada do que a Batavo ou a Eleg, segundo o executivo da gigante francesa. Alm disso, forte em todo o Brasil, enquanto os outros rtulos so considerados mais regionais. Fontes de mercado estimam que, com a incorporao dos ativos da BRF, a Lactalis j ocupe a segunda posio do setor, atrs apenas da Nestl.

Lio de casa

Desde que o Cade aprovou a compra da LBR, em outubro do ano passado, a Lactalis se dedicou a conhecer os desafios relacionados ao relanamento da Parmalat. Antes de pensar no marketing, porm, precisou trabalhar em uma questo mais bsica: a garantia de qualidade do produto. Reviu processos, trocou fornecedores, reestruturou a distribuio e tambm procurou dar tranquilidade aos funcionrios, que por anos trabalharam em uma empresa ameaada de fechar as portas. Com esse dever de casa adiantado, a companhia comeou a pensar na volta mdia.

Havia s um problema: a matriz no havia liberado verba suficiente para uma campanha publicitria em larga escala. Precisava de algum que estivesse disposto a acreditar no projeto. Segundo apurou o Estado, o executivo, alm de ter recursos limitados, queria usar as agncias que so parceiras globais da Lactalis.

Queria especificamente o publicitrio Ehr Ray, que criou a campanha original dos Mamferos, em 1996. Fontes de mercado dizem que o apelo memria afetiva deu resultado. A remunerao da BETC, agncia da qual Ray hoje scio, est baseada principalmente na taxa de sucesso. Quanto mais leite a Parmalat vender, maior o valor recebido pela agncia.

Criada em 1996, campanha volta TV e tambm em aplicativo: cliente poder usar uma foto para se transformar em mamfero.

Por enquanto, a Parmalat se limitar a um portflio de produtos reduzido, segundo Sauvageot. Alguns tipos de leite longa-vida, incluindo um sem lactose, um achocolatado, creme de leite e leite condensado. A terceirizao da marca para outras categorias, como biscoitos, dever ser descontinuada. O mesmo ocorrer com as gelaterias que levam o nome Parmalat. Entre os objetivos da marca est seu retorno ao segmento de iogurtes, no qual a gigante francesa v boas oportunidades.

Ativo permanente

Apesar dos problemas econmicos que enfrentou tanto no Brasil quanto na Itlia (a matriz, alis, est nas mos da Lactalis desde 2011), a relao do brasileiro com a marca no foi afetada , segundo o consultor Marcos Gouva de Souza, da GS&MD. Os problemas internos no respingaram na reputao da Parmalat.

Para o especialista em marcas Maximiliano Tozzini Bavaresco, da Sonne Branding, os mamferos so um clssico do marketing brasileiro. um ativo que pode mais uma vez ajudar a companhia. As pelcias da Parmalat foram a maior promoo de troca de brindes j feita no Brasil, lembra Bavaresco, referindo-se aos 17 milhes de unidades distribudas nos anos 90. A marca tem esse patrimnio. As crianas daquela poca so os pais e mes de hoje. Eles podem estar dispostos a voltar a consumir algo que traz uma boa lembrana.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desire Duque    |      Imprimir