Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2015

Chikungunya tem expansão rápida no País
Até julho de 2014, o Brasil tinha registrado apenas 17 casos de chikungunya. A doença entrou no País provavelmente trazida por militares que retornavam do Haiti. A disseminação foi rápida: até o final do ano, o número de casos autóctones confirmados subiu
Chikungunya tem expansão rápida no País
Foto: www.msn.com

Mais transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, embora também possa ser passada pelo Aedes albopictus, a febre chikungunya tem sintomas semelhantes, porém mais agudos e dolorosos. O nome, em dialeto africano, significa "andar curvado" em referência às fortes dores que causa na coluna e nas articulações. Os sintomas duram mais tempo que os da dengue e a pessoa que teve essa doença também pode adquirir a chikungunya.

De acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de casos de chikungunya nas Américas passou de 111 em janeiro de 2014 para 1,16 milhão em janeiro deste ano, com 172 mortes. Países do Caribe e da América Central são os mais atingidos - apenas na República Dominicana são 539 mil casos. O diagnóstico é feito por exame clínico ou de laboratório.

Como no caso da dengue, apenas os sintomas da doença são tratados com hidratação intensa, além de analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas. A prevenção consiste em eliminar os criadouros do mosquito transmissor. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir