318781 Noticias - Carros sem condutor do Google tiveram 11 acidentes em seis a  -  Desire Duque




Categoria Geral  Noticia Atualizada em   12/05/2015   às  11:09:28                   
Carros sem condutor do Google tiveram 11 acidentes em seis a
Balano avanado por director do projecto do motor de busca conclui que em todos os casos os acidentes tiveram origem nos condutores dos outros veculos.
Carros sem condutor do Google tiveram 11 acidentes em seis a
Foto: www.publico.pt
Onze acidentes com pouca gravidade, sem feridos registados, em seis anos. este o balano que o Google faz desde que foi lanado o seu projecto de carro sem condutor, em termos de sinistralidade rodoviria. Segundo a empresa, nenhum dos acidentes foi provocado por uma das suas viaturas, fosse a circular de forma autnoma ou com um condutor ao volante, concluindo que na origem dos sinistros esteve sempre um erro humano.

Os nmeros revelados ao final de segunda-feira so avanados pelo director do programa de carros sem condutor do motor de busca, Chris Urmson, e surgem depois de a agncia AP ter avanado que, desde Setembro do ano passado, viaturas do Google estiveram envolvidas em trs acidentes na Califrnia, sendo que em dois dos casos a viatura circulava em modo automtico e em todos os casos os veculos circulavam a menos de 20km/h.

Alm destes trs acidentes, um quarto com uma viatura da Delphi, que tem dois carros sem condutor em testes, foi tambm registado, em Outubro. Na investigao, a AP procurou saber em quantos acidentes estiveram envolvidas as 48 viaturas que se encontram em teste nas estradas da Califrnia, depois de aquele estado norte-americano se ter recusado em tornar pblico o nmero.

A Delphi confirmou agncia que uma das suas viaturas, um Audi SQ5, esteve envolvida num acidente, mas que a culpa tinha sido do condutor da outra viatura. O Google manteve-se em silncio, o que levantou crticas por parte de organizaes como a Consumer Watchdog, semelhante portuguesa Deco. A organizao lamenta que empresas com programas de carros sem condutor mantenham escondidos os resultados das suas tecnologias quando postas em prtica, neste caso em termos de segurana rodoviria.

AP, outras cinco empresas com projectos semelhantes ao da Delphi e da Google acabaram por indicar que no tinham registo de acidentes com as suas viaturas.

Aps ter sido publicado o texto da AP, Chris Urmson adiantou num post no blog BackChannel que nos mais de 2,7 milhes de quilmetros percorridos pelos 23 Lexus SUV envolvidos no projecto da empresa cerca de 1,6 milhes percorridos com a viatura em modo automtico e os outros 1,1 milhes com algum ao volante - foram registados 11 acidentes, dos quais resultaram pequenos danos nas viaturas envolvidas. Durante esses milhares de quilmetros de conduo sem condutor ou com condutores ao volante (o Google no especifica em que situao os carros circulavam na altura dos sinistros), nem uma nica vez foi o carro sem condutor a provocar o acidente, escreve Urmson.

Nos seis anos de programa, os carros do Google foram atingidos sete vezes na parte de trs, na maioria dos casos junto a semforos mas tambm em auto-estradas. As viaturas sofreram toques de lado em pelo menos duas ocasies e um dos veculos sem condutor sofreu o embate de um outro carro que no parou num sinal de Stop. Dos 11 acidentes, oito foram registados em situaes de trnsito em centros urbanos.

Todas as experincias malucas que tivemos na estrada foram muito valiosas para o nosso projecto. Temos um processo de reviso detalhado e tentamos aprender algo em cada acidente, mesmo que a culpa no tenha sido nossa, afirma Urmson no seu post.

Contas feitas pelo Wall Street Journal apontam que 11 acidentes em 2,7 milhes de quilmetros equivalem a uma mdia de 0,65 acidentes em cada 160 mil quilmetros. Segundo a National Highway Traffic Safety Administration, organismo que analisa a segurana rodoviria nas estradas norte-americanas, em 2013, ocorreu uma mdia de 0,3 acidentes dos quais resultaram apenas danos materiais em cada 160 mil quilmetros percorridos, uma mdia inferior atribuda aos carros do motor de busca.

O Google diz que no mbito do seu projecto identificou padres de comportamento dos condutores que so os principais indicadores de colises significativas e que esses comportamentos no surgem nas estatsticas oficiais mas criam situaes perigosas para todos.

O Google reala que o balano agora avanado vem reforar que a empresa est no bom caminho para garantir que a tecnologia que coloca nos seus carros torna a conduo mais segura, tudo devido aos sensores, combinados com software, que integram as viaturas e que lhes d mais hipteses de evitarem acidentes de uma forma mais eficaz do que se estiver algum sentado ao volante.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Desire Duque    |      Imprimir