Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2015

Bastidores de turnê de reunião do Los Hermanos são tema de d
"Esse é só o começo do fim da nossa vida" é dirigido pela atriz e cineasta Maria Ribeiro
Bastidores de turnê de reunião do Los Hermanos são tema de d
Foto: www.diariodepernambuco.com.br

Um dos dias mais felizes da vida de Marcelo Camelo aconteceu nos idos de 1997, quando foi convidado para a 7ª edição do festival Abril pro Rock com a sua banda recém-criada. Na época, ele tentava convencer o tecladista Bruno Medina a não abandonar o grupo, até então desconhecido do grande público. Era considerado louco quando dizia: "a gente ainda vai viver disso". Ao ler o e-mail de convite, o vocalista saiu pulando pela casa, vestindo apenas uma cueca, gritando: "Abril pro Rock!

Era o primeiro grande passo dos Los Hermanos para a construção de uma carreira fora do circuito de pequenos shows no Rio de Janeiro, geralmente restritos ao contexto da faculdade onde alguns deles estudavam. O episódio foi lembrado por Camelo 15 anos depois, aos risos e com certo ar nostálgico, nos bastidores da 20ª edição daquele mesmo festival, após apresentação para 15 mil pessoas, no Chevrolet Hall, em Olinda.

Filmada em 2012, em uma das turnês da banda (que se separou por tempo indeterminado cinco anos antes, no auge do sucesso), a cena é uma das muitas a serem testemunhadas pelos fãs a partir de amanhã, quando entra em cartaz o documentário Los Hermanos - Esse é só o começo do fim da nossa vida. O filme é resultado de registros feitos pela atriz, cineasta e fã incondicional Maria Ribeiro durante a passagem dos músicos pelo Recife, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Há anos a diretora insistia em gravar a intimidade da banda, mas ouviu "não" várias vezes.

Trechos dos shows se misturam a passagens de som, interação com os fãs, momentos de ócio no hotel e nos trajetos feitos de van e ônibus. Entre cervejas e cigarros, os rapazes jogam conversa fora, ouvem Jimi Hendrix e John Lennon, cantarolam Raul Seixas e relembram momentos, como quando tocaram no Japão e ficaram hospedados em um hotel minúsculo. Comparam o banheiro ao de um avião e contam a revolta de Rodrigo Amarante com o chulé de Camelo. "Estamos há muito tempo sem tocar, sem rotina, então tudo volta a ser novo", diz o tecladista Bruno Medina em um dos raros depoimentos do longa (a diretora optou por um "cinema direto", com poucas falas e foco nos momentos de espontaneidade). As lentes também se concentram na devoção do público, representado por personagens como um fã que foi a todos os shows da turnê.

O único integrante a comentar a separação é o baterista Rodrigo Barba, durante um jogo de sinuca. "Nunca foi um ‘vamos parar senão vou quebrar sua cara na lajota’. Foi mais ‘vamos dar uma respirada’. (...) Havia um medo de cair na mesmice, de lançar disco igual ao anterior, de não ter o que falar".

Algo a mais

Antes restritos aos "bônus" dos DVDs, os bastidores já são atrações principais. A curiosidade dos fãs alimenta a demanda por vídeos sobre a rotina dos aristas. Relembre alguns:

Pato Fu
A banda mineira disponibilizou para download gratuito no site oficial o DVD Extra! Extra!, um registro do que estava por trás da turnê do disco Daqui pro futuro, de 2007. Há também a opção de comprar em mídia física por R$ 15.

Charlie Brown Jr.
O DVD Na estrada mixa imagens de shows da banda em turnês pelo Brasil, Japão e Estados Unidos com várias cenas de bastidores, como ensaios, composições em andamento e passagem de som.

Beyoncé
A estrela da música pop foi longe na disponibilização das cenas por trás das cortinas. No DVD I am: World tour, produzido, editado e dirigido pela própria artista, há os bastidores de 106 apresentações pelo mundo.

Rihanna
O DVD 777 Tour ganhou esse nome por trazer o registro de sete shows, em sete países, em sete dias, a bordo de um avião Boeing 777. Para manter o clima "cabalístico", o vídeo tem 77 minutos e narra a maratona de Rihanna.

Michael Bublé
O canadense aproveitou o fim da turnê mundial para gravar o DVD Meets Madison Square Garden, que capta elementos em torno do último show, com entrevistas e visita ao local de estreia, em Nova York.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir