318914 Noticias - Vendas do comrcio recuam 0,9% em maro, diz IBGE  -  Desire Duque




Categoria Geral  Noticia Atualizada em   14/05/2015   às  11:09:28                   
Vendas do comrcio recuam 0,9% em maro, diz IBGE
ssa a maior queda para o ms de maro desde 2003. No trimestre, o comrcio acumula queda de 0,8%.
Vendas do comrcio recuam 0,9% em maro, diz IBGE

As vendas do comrcio varejista brasileiro seguiram em queda. Em maro, na comparao com fevereiro, o indicador recuou 0,9%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE).

Essa a maior queda para o ms de maro desde 2003, quando registrou retrao de 2,4%. Frente ao mesmo ms de 2014, o varejo teve queda de 0,4%.
No caso desse mensal, [o resultado] mais a conjuntura. Quando voc olha o resultado de 0,4% [na comparao com o mesmo ms do ano anterior], ele sobrevive por causa do calendrio. Maro de 215 teve trs dias teis a mais do 2014, explicou Juliana Vasconcellos, gerente de servios e comrcio do IBGE. Esse -0,9% reflete a conjuntura de 2015 e como terminou o ano passado.
De acordo com a gerente, a Pscoa colaborou para o resultado do comrcio varejista. Apesar da pascoa cair em abril, ela foi muito no incio. As vendas acabaram refletindo esse aumento em maro, em outros artigos. Alm de tudo, maro voc j tem uma retomada das atividades rotineiras, j pagaram IPVA, IPTU, completou.
Para a composio do ndice de 0,4% [resultado mensal], as atividades que mais contriburam foram outros artigos de uso pessoal e domstico. Em seguida, farmacuticos, mdicos e ortopdicos", disse Juliana.
Trimestre
No trimestre, o comrcio acumula queda de 0,8%, e em 12 meses, alta de 1%.
De acordo com o IBGE, os trs primeiros meses do ano tiveram o menor resultado para um primeiro trimestre desde 2003, quando caiu 6,1%, na comparao com igual perodo do ano anterior.
Em maro
A maioria das atividades vendeu menos em maro. Tecidos, vesturio e calados, por exemplo, tiveram queda de 1,4%; hipermercados, supermercados, produtos alimentcios, bebidas e fumo, de 2,2%; mveis e eletrodomsticos, de 3%; e veculos e motos, partes e peas, de 4,6%.
De acordo com a gerente, o resultado de maro reflete o oramento das famlias comprometido famlias e peso do hiper e supermercado, que muito grande.
Por outro lado, cresceram as vendas de combustveis e lubrificantes (2,8%); outros artigos de uso pessoal e domstico (1,2%) e artigos farmacuticos, mdicos, ortopdicos, de perfumaria e cosmticos (1,2%).
Na comparao de maro deste ano com o mesmo ms do ano passado, apenas trs atividades tiveram resultados positivos: outros artigos de uso pessoal e domstico (17,4%); artigos farmacuticos, mdicos, ortopdicos, de perfumaria e cosmticos (10,2%); e equipamentos e material para escritrio, informtica e comunicao (21,8%).
As atividades que exerceram impactos negativos na composio do resultado do varejo foram hipermercados, supermercados, produtos alimentcios, bebidas e fumo (-2,4%); mveis e eletrodomsticos (-6,8%); combustveis e lubrificantes (-2,1%); e tecidos, vesturio e calados (-1,2%).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desire Duque    |      Imprimir