Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2006

Marataízes em Ruínas
Como se não bastasse o Palácio das águias a Antiga Oficina da Estrada de Ferro, construída em 1937 também pode cair
Marataízes em Ruínas
Maratimba.com

A Antiga Oficina da Estrada de Ferro, construída em 1937, localizada em Barra do Itapemirim, e que servia como garagem para as locomotivas que vinham de Cachoeiro do Itapemirim, está em péssimo estado de conservação.

O prédio que já foi palco da fase áurea da integração econômica do sul do Estado, onde transportava em seus vagões, os produtos agrícolas, principalmente café e açúcar, padece pelo total abandono.

A prefeitura municipal tem projeto para sua recuperação, transformando o local em um centro cultural. Mas o prédio que pertence ao Estado, está a cada dia que passa desmoronando, sucumbindo parte da historia ferroviária "pelos trilhos" da incompetência.

O prédio atualmente serve para abrigar uma serralheria que foi alvo de denúncia, através de abaixo assinado junto à prefeitura para sua retirada do prédio histórico.

O proprietário da serralheria Wellington Gomes Pereira, informa que está no local há sete anos e que o prédio já não desmoronou devido a sua direta intervenção. "Gero emprego para dez pessoas, coloquei a minha vida em perigo subindo nesses gradeamentos para escorar a sua estrutura." Diz ainda que está sofrendo perseguição política por estar usufruindo do local por autorização da administração passada.

O funcionário aposentado Sebastião Mangueira, que trabalhou no antigo prédio que era conhecido como EFI (Estrada de Ferro de Itapemirim), lamenta o estado em que se encontra esse patrimônio que trazia em suas locomotivas passageiros vindos principalmente de Cachoeiro para usufruir da praia de Marataízes.

"Cheguei a contar mais de 700 pessoas em um fim de semana". A ferrovia foi desativada em meados dos anos 50 do século passado. O secretário de Obras de Marataízes Gonçalo Eustáquio, disse ser meta da administração a recuperação desse prédio. "Já existe o projeto agora falta locar os recursos" ressalta.

O Procurador da prefeitura Marcos César Mendonça afirma que tudo está sendo feito dentro dos preceitos da lei, e invasão de prédio público é ilegal em qualquer lugar civilizado. "Foi meta de campanha a recuperação da EFI, e o prefeito Toninho pediu empenho nos procedimentos legais." Ponderou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir