Categoria Música  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Red Hot C. P processa rede de TV pelo título Californication
Banda lançou álbum em 1999 com mesmo nome do seriado. Em ação, roqueiros pedem que o título não possa mais ser usado
Red Hot C. P processa rede de TV pelo título Californication
Foto: Divulgação

O grupo Red Hot Chili Peppers entrou com uma ação contra a rede de TV Showtime Networks por causa da série "Californication" (aqui no Brasil exibida pelo canal pago Warner). O título é nome de um álbum da banda, lançado em 1999, e de uma das músicas.

O processo alega competição injusta, diluição do valor do nome e enriquecimento indevido, afirmando que o título é "inerentemente característico, famoso e imediatamente associado na mente do consumidor" com o Red Hot Chili Peppers.

"Californication é a assinatura de um CD, de um vídeo e de uma canção da carreira da banda, e não é certo que um programa de TV apareça e roube nossa identidade", afirmou o cantor do Red Hot, Anthony Kiedis.

A série de TV é protagonizada por David Duchovny, que interpreta um escritor sofrendo com bloqueio criativo e crise da meia-idade. Uma das personagens se chama "Dani Califórnia", que é também o nome de uma música do Red Hot, lançada em 2006, afirma o processo.

A ação cita, além do Showtime, o criador do show e produtor executivo, Tom Kapinos, e duas produtoras, a Twilight Time Films e a Aggressive Mediocrity Inc. Todos os acusados foram procurados pela reportagem, mas não foram encontrados.

O processo pede que tanto o Showtime como os outros citados no caso sejam impedidos permanentemente de usar o título "Californication". Em julho de 2007, Kapinos afirmou a repórteres na Television Critics Association que ele tinha ouvido o termo pela primeira vez no Oregon.

"Nos anos 70 havia adesivos de pára-choques que diziam "Don"t californicate Orogen", por causa dos californianos estavam indo para lá. E eu simplesmente achei que fosse um ótimo título para a série."

Red Hot Chili Peppers processa rede de TV pelo título 'Californication'. Banda lançou álbum em 1999 com mesmo nome do seriado. Em ação, roqueiros pedem que o título não possa mais ser usado

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir