Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Lula cria órgão para propor ações contra mudança climática
Comitê interministerial é formado por 16 pastas e coordenado pela Casa Civil. Presidente pediu amplo esforço contra desmatamento.
Lula cria órgão para propor ações contra mudança climática
Foto: http://rleite.files.wordpress.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (21) decreto que cria o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima. O órgão ficará responsável por propor um plano de ações ambientais para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e uma política nacional sobre o tema.

O secretário-executivo do Ministério de Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, afirmou que a criação do comitê serve como exemplo para outros países que deixam os esforços contra mudança climática em segundo plano. Em dezembro está prevista uma Conferência das Nações Unidas sobre Aquecimento Global, em Bali, na Indonésia.

"O Brasil está muito preocupado com o fato de haver muitos países que não se comprometeram com metas de redução da emissão de gás carbônico. E há preocupação com os países que se comprometeram com metas, mas não fazem esforços para reduzir as emissões. Na Europa, apenas o Reino Unido e a Alemanha reduziram a emissão", disse Capobianco.

Amplo esforço
O secretário-executivo da pasta citou como exemplo do compromisso do Brasil a queda em 50% da taxa de desmatamento da Amazônia de 2004 a 2006. Isso significa, segundo ele, que se evitou cerca de 500 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.

O Comitê Interministerial, formado por 16 pastas e coordenado pela Casa Civil, comprometeu-se em encaminhar ao Congresso Nacional a política nacional até 11 de janeiro de 2008, e a entregar uma versão preliminar do Plano sobre Mudança do Clima até 30 de abril de próximo ano.

Durante reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas nesta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou um amplo esforço dos governos e da sociedade para fiscalizar o desmatamento.

"É um ledo engano achar que o Governo federal consegue cuidar desse imenso território. Ou convocamos os governadores, prefeitos, as câmaras de vereadores, a Igreja, os movimentos sociais a entrar nessa parada para todo mundo ser fiscal de todo mundo, ou perderemos. Se todos não fizerem, todos perdem", disse Lula.

Lula cria órgão para propor ações contra mudança climática. Comitê interministerial é formado por 16 pastas e coordenado pela Casa Civil. Presidente pediu amplo esforço contra desmatamento.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir