Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Luxa assume o Verdão pela quarta vez
As duas primeiras pessagens foram vitoriosas. A sua saída foi conturbada na terceira vez
Luxa assume o Verdão pela quarta vez
Foto: Luiz Ademar

Vanderlei Luxemburgo assume o Palmeiras nesta quinta-feira pela quarta vez ao longo de sua vitoriosa carreira. O badalado treinador deixou o Santos por divergências com o presidente Marcelo Teixeira em relação ao planejamento para a temporada de 2008, e após entrar em acordo com os dirigentes alviverdes e a empresa Traffic, do empresário J. Hawilla, que prometeram montar um time forte, com investimento de até R$ 40 milhões em contratações, ele retornou para o Palestra Itália.

A primeira passagem de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras foi repleta de sucesso. O treinador, que ainda era um profissional desconhecido, chegou ao clube após fazer um trabalho brilhante no Bragantino. No Palestra Itália, ele foi bicampeão brasileiro e paulista em 1993 e 1994. Também levantou a taça do Torneio Rio-São Paulo de 93.

O técnico Vanderlei Luxemburgo retornou ao Palmeiras em 1996. Na oportunidade, a equipe encantou com um futebol de excelente nível e foi campeã paulista. Com Djalminha, Rivaldo, Luizão e Müller, entre outos, o time fez 102 gols na competição. Porém, na final da Copa do Brasil, o Verdão acabou sendo derrotado pelo Cruzeiro.

Os títulos que tanto marcaram as duas primeiras passagens do treinador no Palmeiras faltaram em seu terceiro trabalho no clube em 2002. Para piorar, Vanderlei Luxemburgo, que havia feito uma limpeza no elenco, e exigido a contratação de vários atletas, teve divergências com o presidente Mustafá Contursi. Sem acordo, ele deixou o Palestra Itália e foi para o Cruzeiro. Porém, o Verdão acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

O aproveitamento de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras é considerado muito bom: 68%. Em 263 partidas no comando do clube, ele teve 158 vitórias, 57 empates e 48 derrotas. O treinador assinou contrato de dois anos de duração.

O auxiliar-técnico de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras será o ex-zagueiro Nei, que brilhou no Bragantino, e já trabalhava com o treinador no Santos. O fiel escudeiro Antônio Mello será o preparador físico. Filé assume a função de fisioterapeuta, enquanto o experiente Valdir Joaquim de Moraes volta ao Verdão, agora no cargo de consultor. Também chegou o cinegrafista Alexandre Ceolin, que também trabalhava no Peixe. Ele vai trabalhar na produção de vídeos motivacionais e também contribuir com dados sobre os rivais da equipe na temporada.

- Eu não tenho frescura e falo abertamente sobre o carinho que tenho pelo Palmeiras. Mas querem ligar a minha imagem a algo que não me pertence. Eu deixei o Palmeiras por não concordar com o pensamento da antiga diretoria e não tenho nada a ver com o rebaixamento em 2002. Quero que isso fico bem claro" ressalta Luxemburgo.

Luxa assume o Verdão pela quarta vez. As duas primeiras pessagens foram vitoriosas. A sua saída foi conturbada na terceira vez.

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir