Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 07-02-2008

Perto do céu, Flu mantém o Diabo no inferno
Só tragédia tira o Tricolor das semifinais, já o América segue sem pontuar no Carioca 2008
Perto do céu, Flu mantém o Diabo no inferno
Foto: Agência

O Fluminense goleou o América na noite desta Quarta-Feira de Cinzas, no Maracanã, por 6 a 1, praticamente garantindo uma das vagas do Grupo A na semifinal da Taça Guanabara. Com a vitória, o Tricolor chegou aos 14 pontos e só perde a vaga se for goleado pelo Flamengo, e o Macaé, que tem 11 pontos (e cinco gols de saldo, contra 12 do Flu) golear o Boavista, fora de casa, na última rodada. O América segue na lanterna da competição, sem nenhum ponto.

O destaque da partida mais uma vez foi o trio ofensivo formado por Washington (2 gols), Dodô e Leandro Amaral (2), responsável por cinco gols, além de terem demonstrado sintonia e participarem uns dos gols dos outros. O xodó Roger foi responsável por abrir o placar e Bruno Carvalho fez o de honra do América.

O Macaé Esporte terá que tirar uma diferença de sete gols de saldo na última rodada da Taça Guanabara para tirar o Fluminense das semifinais

Herói da Copa do Brasil inicia a festa
O Fluminense entrou em campo com uma formação inédita. Conca fez sua estréia como titular no lugar de Thiago Neves, que está com a seleção brasileira em Dublin, Maurício barrou o xodó Arouca, e Fernando Henrique voltou ao gol no lugar do irregular Diego. Sem entrosamento com a nova formação, o Flu demora a se encontrar em campo e é envolvido pelo América, único dos 16 clubes a não marcar nenhum ponto no Carioca.

Aos cinco minutos, o Diabo cria sua primeira boa chance, com Lourival, que chuta sem muita força, mas o suficiente para fazer Fernando Henrique se enrolar para defender em dois tempos. O Flu dá o troco no minuto seguinte. Gabriel faz boa jogada pela linha de fundo e cruza para Washington, que é empurrado por Márcio Abraão e pede pênalti, não assinalado pela arbitragem. O América responde aos nove, em mais uma jogada de Lourival, que descobre Léo Maringá livre. O meia chuta forte, mas a bola sai por cima do gol de Fernando Henrique.

A melhor qualidade técnica tricolor aparece aos 18 minutos. Após chutão para o ataque, Washington deixa para Leandro Amaral no lado esquerdo da defesa americana. O atacante tricolor, que poderia ter arriscado o chute, prefere o cruzamento para Roger. E é certeiro. O zagueirão testa com força e abre o placar. O América volta a assustar aos 22, numa falta cobrada por Léo Maringá que explode no travessão. Na sobra, Aron chuta no canto, mas Fernando Henrique faz grande defesa e evita o empate.

A jogada mortal tricolor volta a funcionar aos 26. Conca, até então perdido em campo, cobra falta na cabeça de Washington. O Coração Valente sobe mais que a zaga adversária e marca o segundo do Fluminense. O Tricolor ainda teve duas boas chances de ampliar antes do intervalo. Aos 39, Conca cobra escanteio pela direita, a bola sobra para Leandro Amaral escorar de cabeça, no segundo pau. A bola encobre todo mundo e bate no travessão antes da zaga americana afastar. Aos 43, Washington serve Dodô, que dá belo drible no marcador e quase marca um golaço, mas a bola saiu rente à trave.

Alterações e placar triplicado
A segunda etapa começa em ritmo lento, como havia sido no primeiro tempo. Mas ao 10, Leandro Amaral, que jogava mais recuado do que nas primeiras partidas, tratou de acordar time e torcida ao fazer excelente jogada pelo lado esquerdo, desde a linha divisória até praticamente a linha de fundo, e cruzar para Dodô, com categoria, fazer o terceiro gol tricolor.

O técnico Renato Gaúcho aproveitou a vitória praticamente assegurada para fazer duas alterações da equipe: tira Gabriel para colocar Rafael, e Ygor para lançar Cícero. A resposta foi imediata. Num rápido contra-ataque, aos 16 minutos, Leandro Amaral toca para Dodô, que na hora de devolver para o camisa 7, estica demais a bola. O ex-vascaíno, porém, não desiste do lance, recupera a bola e, mesmo sem ângulo, quase em cima da linha de fundo, gira o corpo e faz o quarto do Flu.

Aos 24 minutos, com o América já entregue em campo, o Flu faz seu quinto gol com Washington, vice-artilheiro do Carioca, com seis gols. O Coração Valente recebe de Dodô pela direita, deixa o marcador no chão e chuta no canto do goleiro Fábio Carvalho, que nada pôde fazer. Cinco minutos depois, o atacante é substituído por Fabinho e ovacionado pela torcida.


O jogo parecia caminhar para o fim com os 5 a 0 no placar quando Bruno Carvalho, aos 41, aproveita rebote de Fernando Henrique e faz o gol de honra do América. Mas o Flu não deixou barato e, dois minutos depois, Leandro Amaral, o melhor em campo, fez o sexto gol tricolor, deslocando o goleiro americano com um lindo toque por cobertura.

Perto do céu, Flu mantém o Diabo no inferno. Só tragédia tira o Tricolor das semifinais, já o América segue sem pontuar no Carioca 2008.

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir