Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Atletas buscam medalha inédita em Pequim
Candidatas à primeira conquista individual do país em Jogos não escondem ansiedade
Atletas buscam medalha inédita em Pequim
Foto: http://globoesporte.globo.com

Para algumas esportistas, os Jogos de Pequim terão um sabor especial: representantes de peso em suas modalidades, elas sonham trazer a primeira medalha olí­mpica individual feminina para o Brasil. Com o desenvolvimento do esporte nacional em várias categorias, é grande a expectativa em torno do desempenho de atletas como Jade Barbosa, Daiane dos Santos e Daniele Hypolito (ginástica), Fabiana Murer (salto com vara), Poliana Okimoto (maratona aquática), Maurren Maggi e Keila Costa (atletismo), Yane Marques (pentatlo) e Natália Falavigna (taekwondo

O melhor resultado de uma atleta brasileira foi nas Olimpí­adas de Tóquio, em 1964, quando Aí­da dos Santos ficou em quarto lugar no salto em altura. Em 2008, a maior esperança está na ginástica, que tem três representantes com chances de conseguir a medalha inédita: Jade Barbosa, Daiane dos Santos e Daniele Hypolito. Uma das favoritas no solo, a ginasta gaúcha admite que é difí­cil segurar a ansiedade até Pequim.

- Isso tem um lado positivo e um lado negativo. Sei que tenho chances reais de ser uma medalhista. Você tem aprender a lidar com os dois lados e segurar a ansiedade. í‰ difí­cil, mas sei que estou no caminho certo - afirma Daiane, por telefone, de Curitiba.

Expectativa também é a palavra-chave para Poliana Okimoto, da maratona aquática. A atleta ainda não está classificada para os Jogos (a seletiva será realizada em maio), mas não consegue evitar o sonho do pódio olí­mpico, que já faz parte de sua rotina.

- Eu acordo pensando nisso, treino pensando nisso o dia todo. í‰ um objetivo que coloquei na minha cabeça, sei que tenho condições de lutar por uma medalha. Estou treinando muito, acredito que minha dedicação vai ser recompensada - diz Poliana, terceira colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Natação (Fina) de 2003.

Atletas buscam medalha inédita em Pequim
Candidatas í  primeira conquista individual do paí­s em Jogos não escondem ansiedade

Fonte: Simone Evangelista
http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir