Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 15-03-2008

Morales garante jogo em La Paz
Presidente da Bol�via afirma que sele��o do seu pa�s enfrentar� o Chile na cidade
Morales garante jogo em La Paz
Foto: http://globoesporte.globo.com

O presidente da Bol�via, Evo Morales, assegurou neste s�bado que a sele��o de futebol de seu pa�s jogar� em La Paz, cidade situada a uma altitude de quase 3.600 metros, contra o Chile, em partida v�lida pelas eliminat�rias da Copa do Mundo de 2010, na �frica do Sul, apesar do veto da Fifa.

Em declara��es � imprensa, Morales disse que a sexta-feira foi "um dia de luto para o futebol mundial", ocasi�o em que a Fifa decidiu ratificar a proibi��o de jogos internacionais em est�dios localizados em altitudes acima de 2.750 metros.

Para a Fifa, partidas internacionais acima desta altitude ser�o disputadas apenas ap�s um per�odo m�nimo de adapta��o de uma semana para os atletas. No caso de um jogo a mais de 3 mil metros, este per�odo de aclimata��o sobe para pelo menos duas semanas.

O presidente boliviano acusou o �rg�o m�ximo do futebol mundial de "separar" os povos, e pediu a seus dirigentes para que reflitam porque, segundo ele, h� provas m�dicas de que praticar esportes em altitudes elevadas n�o � prejudicial � sa�de.

Morales disse ainda que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, mentiu quando se comprometeu a autorizar que a Bol�via jogue as atuais eliminat�rias da Copa de 2010 no est�dio Hernando Siles, em La Paz.

Grande f� de futebol, o presidente boliviano disse em dezembro que recorrer� � ONU e a outros organismos internacionais caso seu pedido n�o seja atendido.

Morales contou hoje que se reunir� nas pr�ximas horas com dirigentes da Federa��o Boliviana de Futebol para estudar de maneira conjunta como intensificar a campanha contra o veto a jogos na altitude.

O chefe de Estado boliviano lembrou que jogar� na segunda-feira em La Paz um jogo beneficente com o ex-craque argentino Diego Maradona para arrecadar alimentos para os afetados pelo fen�meno clim�tico La Ni�a, na Bol�via, ocasi�o que aproveitar� para defender a causa da realiza��o de partidas em altitudes elevadas.

Morales garante jogo em La Paz
Presidente da Bol�via afirma que sele��o do seu pa�s enfrentar� o Chile na cidade


Fonte: a href="http://globoesporte.globo.com/" target="_blank" >http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir