Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 15-03-2008

Goleiro brasileiro jogará pelo Vietnã
Fábio dos Santos, desde 2001 no país, é comparado a Chilavert por cobrar faltas
Goleiro brasileiro jogará pelo Vietnã
Foto: http://globoesporte.globo.com

O goleiro brasileiro Fábio dos Santos anunciou neste sábado que se naturalizou vietnamita. Ainda que sinta saudades de sua terra natal, o jogador poderá tornar-se o primeiro estrangeiro a defender a seleção do Vietnã.

No fim de 2001, Fábio foi, junto com outros dois compatriotas, o primeiro brasileiro a se aventurar no futebol vietnamita.

- No Brasil, há seis anos era muito difícil, muito difícil jogar - conta o goleiro de 1,98 m de estatura, que foi contratado pelo clube de Dong Tam-Long Anm de Ben Luc, próximo à antiga Saigon, hoje Cidade Ho Chi Minh.

Desde então, vários brasileiros seguiram seu exemplo e hoje mais de 35 jogam no Vietnã, segundo o técnico de Fábio, o português Henrique Calisto, que foi quem o contratou.

- Quando cheguei aqui, o futebol era muito ruim, era verdadeiramente amador. Agora tentam melhorá-lo, torná-lo mais profissional - afirma o brasuca.

Uma prova de que algo está mudando é o aumento dos valores das contratações, que atualmente se elevam a dezenas de milhares de dólares frente aos pouco milhares que se pagavam antes da chegada do brasileiro.

Foi esta profissionalização que levou o goleiro a se naturalizar. Além disso, depois de tantos anos no Vietnã era complicado voltar para o Brasil.

Tornar-se vietnamita não foi fácil, já que o país comunista não reconhece a dupla nacionalidade. Santos teve que renunciar ao seu passaporte brasileiro, mas sente saudades da sua "família, sua mãe, seus irmãos e amigos" e também do futebol brasileiro.

Em relação à seleção do Vietnã, que deverá integrar depois de sua naturalização, Fábio assegura que no espera nada e que prefere que "as coisas aconteçam com naturalidade".

A Federação Vietnamita de Futebol deverá indicar em breve seu novo técnico. O português Calisto é um dos mais cotado. Caso seja confirmado, deverá renovar toda a seleção, e Fábio será um de seus principais jogadores, já que o compara com o paraguaio José Luis Chilavert.

- Fábio às vezes faz gols cobrando faltas. É o Chilavert vietnamita - afirma.

Goleiro brasileiro jogará pelo Vietnã
Fábio dos Santos, desde 2001 no país, é comparado a Chilavert por cobrar faltas

Fonte: a href="http://globoesporte.globo.com/" target="_blank" >http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir