Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 19-04-2008

Brasil goleia Gana e garante vaga olímpica
Em mais um show de Marta & Cia., seleção vence com facilidade e está classificada
Brasil goleia Gana e garante vaga olímpica
Foto: Agência

A seleção brasileira feminina nem precisou se esforçar muito. Com boas atuações de Marta, Cristiane, Formiga e Rosana, a equipe goleou Gana por 5 a 1, neste sábado, no Worker"s Stadium, em Pequim, e garantiu a última vaga no torneio de futebol feminino da Olimpíada. Cristiane (2), Marta, Rosana e Aline fizeram os gols brasileiros. Amankwah descontou para as africanas no segundo tempo.

A seleção soube explorar muito bem o ponto fraco de Gana: as bolas altas. Dos cinco gols brasileiros, três foram de cabeça. Com a classificação, o Brasil segue com a tradição de ter participado de todas as edições olímpicas do futebol feminino. Agora, o técnico Jorge Barcellos aguarda o sorteio dos grupos para conhecer os adversários na primeira fase. O torneio de futebol será disputado de 6 a 23 de agosto em cinco sedes: Pequim, Xangai, Tianjin, Qinhuangdao e Shenyang.

Passe genial de Marta, golaço de Cristiane

Gana terminou o último Mundial em penúltimo lugar sofrendo, em média, cinco gols por partida. As jogadoras são amadoras. A maioria tem outras profissionais no país. A goleira Suleimana, por exemplo, trabalho nos Correios no país africano. Por isso, o Brasil era considerado favorito. E não teve muitas dificuldades para vencer.

Logo aos três minutos, Cristiane teve a primeira chance. Mas o chute de dentro da área saiu fraco e em cima da goleira Suleimana. Pouco depois, passe de Cristiane para Marta, que bateu de primeira. A bola foi no travessão. Aos 11 minutos, escanteio para a seleção. Formiga cobrou e Aline cabeceou com perigo. A bola bateu na rede pelo lado de fora. O gol era questão de tempo. Pouco tempo. Aos 18 minutos, Marta cobrou falta pela direita. Era para ser um cruzamento para a área. Mas a bola passou por todo mundo e entrou no ângulo direito de Suleimana, que falhou no lance. Brasil 1 a 0!

Após o gol, a seleção feminina diminuiu o ritmo. Gana não ameaçava e o Brasil errava muitos passes. Alguns chutes também saíram sem muita direção. Rosana, pela esquerda, era a melhor opção de ataque. Mas o segundo gol ainda saiu no primeiro tempo. Aos 41 minutos, Marta deu um excelente passe por cima das marcadoras para Cristiane, que entrava pelo meio da área. A atacante teve tranqüilidade para encobrir a goleira Suleimana. Uma pintura de gol: 2 a 0 Brasil!

Pelo alto, o Brasil goleia

A seleção brasileira voltou para o segundo tempo buscando a goleada. Com Formiga organizando bem as jogadas, o terceiro gol saiu aos oito minutos. Após cruzamento da meia, a capitã Aline apareceu bem entre as zagueiras para cabecear no ângulo direito e marcar mais um. A zagueira, de 1,80m e que começou a carreira como atacante, fez 3 a 0 para o Brasil!

Aos 19 minutos, Formiga fez boa jogada com Marta e chutou forte. A goleira Suleimana defendeu sem rebote. Quatro minutos depois, Daniela Alves teve uma chance de fazer o quarto. Mas o chute de dentro da área bateu na defesa e foi para escanteio. Mas o mapa da mina era mesmo pelo alto. Daniela Alves cobrou falta e Cristiane subiu livre para cabecear e fazer o quarto gol. A goleira Suleimana, que saiu mal, ficou apenas olhando a bola entrar. Pouco depois, o Brasil marcava o quinto gol com Rosana. Novo cruzamento para a área e a lateral-esquerda apareceu para tocar de cabeça no canto direito.

Com a goleada, o Brasil relaxou um pouco na marcação. E Gana conseguiu o gol de honra. Belo passe de Adjoa Bayor para Amankwah, que entrou entre Renata Costa e Aline. A atacante avançou e tocou na saída da goleira Bárbara: 5 a 1! Mas a vitória e a vaga para Pequim estavam garantidas.

As 12 seleções classificadas para a Olimpíada de Pequim
Brasil, China, Alemanha, Noruega, Suécia, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Japão, Coréia do Norte, Nigéria e Nova Zelândia.

O sorteio dos grupos olímpicos, tanto no masculino quanto no feminino, será neste domingo, às 8h da manhã (horário de Brasília), em Pequim, na China. A seleção será representada pelo supervisor Paulo Dutra. O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, vai estar presente no evento. A equipe do técnico Jorge Barcellos foi medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e ficou em quarto lugar em 1996, em Atlanta, e em 2000, em Sidney. Além disso, foi vice-campeã mundial no ano passado e conquistou a medalha de ouro nos últimos dois pan-americanos, em 2003 e em 2007.

O torneio feminino terá 12 países divididos em três grupos com quatro seleções cada. Os dois primeiros colocados estão classificados para as quartas-de-final. Os dois terceiros com melhor campanha completam os oito que passam para a próxima fase. A partir daí, os jogos são eliminatórios até a decisão das medalhas.

Ficha Técnica

BRASIL 5 x 1 GANA
Barbara
Tânia Maranhão
Renata Costa
Aline
Maycon
Ester
Formiga
Daniela Alves
Rosana
Marta
Cristiane (Grazielle)
T: Jorge Barcellos

Suleimana
Amoako
Ibrahim
Avoe
Boakye
Okai
Abdul
Adjoa Bayor
Ankomah (Awauh)
Amankwah
Foriwaa
T: Mumuni Gamel

Gols: Marta aos 18 e Cristiane aos 41 minutos do primeiro tempo; Aline aos sete, Cristiane aos 25, Rosana aos 27, Amankwah aos 30 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Amankwah e Okai (Nigéria)
Árbitro: Niu Huijun (CHI)
Data: 19/04/2008
Estádio: Worker"s Stadium Beijing
Local: Pequim, na China

Brasil goleia Gana e garante vaga olímpica
Em mais um show de Marta & Cia., seleção vence com facilidade e está classificada

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir