Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-04-2008

Na África, Lula diz que etanol à base de milho dos EUA é ...
Em visita a Gana, o presidente voltou a defender a produção de biocombustíveis. Nesta semana, a ONU afirmou que os biocombustíveis são ameaça à segurança alimentar
Na África, Lula diz que etanol à base de milho dos EUA é ...
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (19), em Acra, capital de Gana, onde participa de uma conferência da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), que o único "equívoco" na produção mundial de biocombustíveis é o etanol de milho dos Estados Unidos.

"Na política de biocombustíveis só tem um equívoco, que é a decisão americana de produzir álcool do milho", afirmou Lula em discurso.

A declaração volta a repercutir as críticas da Organização das Nações Unidas (ONU) às lavouras voltadas à produção de biocombustíveis. Nesta semana, o relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, o suíço Jean Ziegler, disse em entrevista que a produção em massa de biocombustíveis representa um "crime contra a humanidade" por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos.

Frete e petróleo
O presidente disse também que a alta do preço dos alimentos se deve mais ao aumento do custo do frete, causado pelo preço do petróleo, do que pela questão do biodiesel.

"Eu acho muito estranho alguém fazer crítica aos biocombusíveis e não fazer nenhuma crítica ao barril de petróleo que saiu de US$ 30 para US$ 103. Eu acho que nós teríamos um problema grave se nós produzíssemos muito alimento e não tivessemos para quem vender", ressaltou.

O Brasil inaugurou na capital de Gana uma sede da empresa de pesquisa agropecuária brasileira, que será chamada de Embrapa África. Entre as parcerias criadas entre os dois países está a produção de álcool combustível.

Fronteiras agrícolas
Ele afirmou também que, como ocorreu com o cerrado brasileiro, é possível que se encontre terras que possam ser adaptadas ao cultivo de alimentos em grande escala na África. "Com um pouco de tecnologia, conseguimos transformar o cerrado numa das áreas mais produtivas do país. Eu acredito que o mesmo pode acontecer no continente africano e em Gana", disse.

O presidente também disse que é preciso redirecionar a produção de alimentos para os países em desenvolvimento. "Alguns países ricos não têm mais como aumentar a sua produção agrícola. Então, obrigatoriamente, eles terão que olhar para o continente africano, terão que olhar para a América Latina, e perceber que somos nós que temos terra", ressaltou.

Na África, Lula diz que etanol à base de milho dos EUA é "equívoco"
Em visita a Gana, o presidente voltou a defender a produção de biocombustíveis.
Nesta semana, a ONU afirmou que os biocombustíveis são ameaça à segurança alimentar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir