Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-04-2008

Ministro da Economia da Argentina renuncia
Telefonema da presidente Cristina Kirchner definiu a sa�da do ministro. Mart�n Lousteau deve ser substitu�do pelo economista Carlos Fernandez.
Ministro da Economia da Argentina renuncia
Foto: Natacha Pisarenko/AP

Mart�n Lousteau, de 36 anos, o mais jovem ministro da Economia da hist�ria da Argentina, renunciou na noite desta quinta-feira (24). Ele tomou a decis�o, segundo uma fonte do governo, ap�s receber um telefonema da presidente Cristina Kirchner.

Segundo o portal Telam (ag�ncia de not�cias da Argentina), Carlos Fern�ndez diretor da Afip, a Receita Federal Argentina e especialista em finan�as p�blicas, dever ser anunciado como o novo ministro da Economia.

Nas �ltimas semanas, Lousteau foi criticado pela forma como vinha conduzindo o conflito do governo com o setor agropecu�rio. Ele tamb�m estava em rota de colis�o com o secret�rio de Com�rcio Interior, Guillermo Moreno, encarregado de combater a infla��o.

Lousteau assumiu o cargo no in�cio do atual governo, em 10 de dezembro.

A ren�ncia do jovem economista ocorre em meio a um duro conflito entre Kirchner e o setor agropecu�rio, que resiste a uma alta de tarifas sobre as exporta��es de gr�os, e a uma crescente infla��o, que j� atinge 25% (anual), segundo institutos privados.

Lousteau foi chamado pela Casa Rosada ontem � noite quando estava para embarcar a Montevid�u, onde participaria de uma reuni�o de ministros da Economia dos pa�ses que participam do plano de cria��o do Banco do Sul. Na liga��o, lhe indicaram que deveria permanecer em Buenos Aires. Pouco depois, ele deixou o cargo.

(Com informa��es da Ag�ncia France Presse e da Ag�ncia Estado)

Ministro da Economia da Argentina renuncia
Telefonema da presidente Cristina Kirchner definiu a sa�da do ministro.
Mart�n Lousteau deve ser substitu�do pelo economista Carlos Fernandez.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir