Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-08-2008

EUA batem a Argentina e avançam para enfrentar a Espanha
Sem Ginóbili, que se machucou ainda no primeiro quarto, sul-americanos reagem, mas não resistem e vêem cair por terra o sonho do bi olímpico
EUA batem a Argentina e avançam para enfrentar a Espanha
Foto: Agências/reuters

A redenção está próxima. A seleção americana se vingou da derrota na semifinal em Atenas, bateu a Argentina nesta sexta-feira e avançou para disputar a medalha de ouro em Pequim. Após os fracassos nas últimas competições internacionais, os astros da NBA parecem decididos a recuperar a hegemonia, mas terão pela frente a Espanha, atual campeã mundial. A vitória por 101 a 81 sobre os hermanos, no entanto, não deixa dúvidas sobre quem é o favorito para a partida de domingo, às 3h30m.

A Argentina jogou quase todo o tempo sem o craque Manu Ginóbili, que torceu o tornozelo esquerdo no primeiro período e não voltou mais. Os americanos abriram 21 pontos, viram a vantagem cair para seis, mas garantiram a vitória após o intervalo.

Carmelo Anthony liderou os EUA com 21 pontos, e outros seis jogadores da equipe pontuaram em dígitos duplos: LeBron James (15), Kobe Bryant (12), Dwyane Wade (12), Chris Paul (12), Chris Bosh (11) e Dwight Howard (10). O cestinha do jogo, no entanto, foi o argentino Luis Scola, que teve uma atuação espetacular, com 28 pontos e 11 rebotes.

Logo no início, Ginóbili deixa a partida

Após abrir 14 a 4, a seleção dos EUA não encontrava problemas para impor seu jogo no início da partida. A defesa argentina não funcionava, e a situação piorou quando Ginóbili pisou no pé de LeBron James e sofreu uma torção. O craque deixou a quadra, foi atendido no banco e não voltou mais. A vantagem no placar aumentou e, ao fim do período inicial, era de 30 a 11.

No segundo quarto, os EUA começaram a insistir nos chutes de três, mas a pontaria não estava calibrada. Mesmo sem Ginóbili, a equipe sul-americana emplacou uma reação impressionante e cortou a diferença para apenas seis pontos. No ginásio, os chineses começaram a vaiar os americanos, maiores rivais do país-sede no quadro de medalhas. No intervalo, o placar ficou em 49 a 40.

Com a chegada do terceiro quarto, a seleção dos Estados Unidos se acertou em quadra. Com uma boa defesa, não deixou os argentinos reagirem e ainda venceu a parcial por 29 a 24. O jogo ficou tenso, e houve um princípio de confusão após uma falta dura sofrida por Dwight Howard.

Luis Scola continuava tendo uma atuação espetacular, e com isso a Argentina não deixava o adversário deslanchar no placar. Os americanos controlaram o placar e voltaram a levar a vantagem para a casa dos 20. O sonho do bicampeonato olímpico chegou ao fim para os hermanos. Para as estrelas da NBA, só falta um passo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir