Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-09-2008

Estudantes apanham em lançamento de programa de Marinho
Estudante é agredido durante lançamento do plano de governo do candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho
Estudantes apanham em lançamento de programa de Marinho
Foto: Rogerio Cassimiro/Folha

GISELLI SOUZA
DIANA PIMENTEL
colaboração para a Folha Online

Um grupo de dez estudantes apanhou e foi expulso do auditório da Universidade Metodista, em São Bernardo (ABC paulista), quando tentava realizar um protesto no local. O confronto aconteceu no lançamento do plano de governo do candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, que estava acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Os estudantes dizem que queriam protestar contra o barulho causado pela militância petista. "A gente só queria protestar contra o barulho que eles faziam no auditório. Estávamos em aula, mas não dava para escutar nada porque o pessoal do PT fazia um barulho absurdo no auditório", disse Renan Marchesini, 19, aluno do 2º ano do curso de filosofia.

Segundo ele, as agressões contra os alunos partiram de seguranças e militantes do PT. A assessoria de Marinho informa que não havia seguranças da campanha no evento e que não tem controle sobre reações da militância.

Dilma chamou de não-democrático o protesto dos alunos. "Não são democráticas essas manifestações. Porque eles vieram aqui, em um lugar fechado, e se expressaram de uma forma não-necessária. Agora, não vejo um problema nisso. Lamento, mas não se pode fazer disso uma coisa grande."

Ela ainda atribuiu o protesto à disputa eleitoral de São Bernardo. "Em um processo eleitoral esses incidentes acontecem, principalmente quando um candidato está à frente do outro." Os estudantes dizem não ter filiação partidária.

Os alunos registraram boletim de ocorrência na delegacia de Rudge Ramos. Em seguida, eles fariam exame de corpo de delito num hospital da região.

A Metodista informou que vai primeiro apurar os fatos para depois se pronunciar. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), xingado pelos alunos, disse que não ouviu nem viu direito o que aconteceu. "Achei desrespeitoso".

Faixa

De acordo com Marquesini, a briga começou quando os alunos tentaram estender no auditório da Metodista uma faixa. "A faixa dizia: "Bela maneira de falar de educação: atrapalhando a nossa" Era um protesto bem simples. Eles é que começaram".

Estudantes apanham em lançamento de programa de Marinho; Dilma critica.

Estudante é agredido durante lançamento do plano de governo do candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, que estava acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), no auditório da Universidade Metodista, em São Bernardo, SP.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir