Categoria Educação  Noticia Atualizada em 21-11-2008

Capixaba é primeiro do Brasil no Enem
Neste ano, cerca de 4 milhões de estudantes realizaram a prova em agosto
Capixaba é primeiro do Brasil no Enem
Foto: http://gazetaonline.globo.com

O estudante capixaba Caio Nasser Mancini, de 19 anos, recebeu a notícia que qualquer estudante gostaria de ouvir. Na tarde desta quinta-feira (20), o jovem estudante ficou sabendo que obteve o melhor desempenho geral do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pontuação de Caio deveria ser uma constante e não uma exceção: ele acertou todas as questões objetivas e teve 97,5% de aproveitamento na redação.

Para o estudante, que está concluindo o 3º Ano no Colégio Darwin, em Jardim da Penha, Vitória, o sentimento era um só: felicidade. Segundo ele, a notícia do desempenho no Enem foi recebida com muita emoção por familiares e amigos. "Foi muita felicidade. Meus pais ficaram alegres, os meus amigos também. Foi muito emocionante. Também fiquei feliz pela importância do Exame para os vestibulares. Estou muito alegre".

Caio declarou que sempre procurou ouvir e seguir os conselhos dos pais. "Minha mãe sempre me disse que o melhor que eu poderia ter na vida é o estudo e que por meio dele eu alcançaria meus objetivos. Procurei seguir o conselho dela e até agora tem dado certo", conta o estudante, candidato no VestUfes a uma vaga no curso de Medicina.

Caio se diz um jovem igual aos rapazes da idade dele. Diverte-se, vai a barzinhos, shows, churrascos com os amigos. Mas acima de tudo isso estão os estudos. Este ano, por exemplo, ele conta que quase não tem saído e que procurou se organizar melhor para atacar o principal ponto fraco entre as disciplinas que são exigidas nos vestibulares: Português. "Procurei estudar muito para conseguir melhorar, principalente em redação. No Enem, passado não fui muito bem na redação. Fiz apenas 75% dos pontos possíveis, apesar de ter errado apenas uma das cem questões objetivas", explica Caio.

Mesmo com o ótimo desempenho, Caio Mancini garante: jamais perde horas de sono estudando ou passa horas intermináveis debruçado sobre livros. O segredo para se dar bem nas provas escolares e nos vestibulares que se aproximam, segundo ele, é simples: prestar atenção nas aulas e ter bons hábitos de leitura.

"Eu estudo cerca de 4 ou 5 horas por dia além do que eu estudo na escola. Busco sempre ouvir rádio, ver televisão. Eu estudo pela manhã e faço cursinho pré-vestibular. À tarde eu fico em casa e nesse tempo que falei estudo.

O estudante nota 10, ou melhor 100, é candidato a uma das vagas para o curso de medicina, na Ufes. Além da universidade capixaba, Caio ainda prestará vestibular em instituições federais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para dar conta de tantas provas em um curto período de tempo, o rapaz diz que é necessário ter calma e se preparar bem.

"Eu acho que o meu diferencial é ser tranqüilo. Eu sou muito tranqüilo em questão de estudo, nunca fui de ficar preocupado e nem me flagelei por não estudar mais. Presto atenção nas aulas que é o mais importante, mais até que estudar em casa. O resultado acaba sendo satisfatório".

Entre as matérias que dá preferência, estão Biologia e Química. O estudante avalia que estas duas disciplinas têm um peso maior nas provas de vestibular e, por isso, se dedica mais a elas.

Este ano, Caio presta vestibular pela segunda vez. Antes mesmo de entrar na faculdade, ele já pensa na especialização em medicina. "Quero ser pediatra. Acho uma profissão linda. Sempre gostei de lidar com crianças, pessoas novas, isso me fascina e por isso achei a medicina legal. Meu sonho também é ter muitos filhos", declara.

Em 2007, ele também se inscreveu para o curso de medicina mas, por não ter se saído bem na redação, acabou sendo eliminado.

Filho de um engenheiro elétrico e de uma analista de sistemas, Caio Mancini ainda tem uma irmã de 17 anos. Já estudou no Colégio Renovação, em Vitória, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes) e, atualmente, é aluno do Darwin de Vitória.

Capixaba é primeiro do Brasil no Enem.

Neste ano, cerca de 4 milhões de estudantes realizaram a prova em agosto.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir