Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-04-2009

Obama pedirá mais fundos para financiar operações no Iraque
Obama anunciou que os EUA completarão a maior parte da retirada de suas tropas do Iraque no final de agosto de 2010
Obama pedirá mais fundos para financiar operações no Iraque
Foto: www.g1.com.b

Washington, 9 abr (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, pedirá ao Congresso do país mais recursos para financiar até setembro as operações militares no Iraque e no Afeganistão, informou hoje a Casa Branca.

"Os esforços no Iraque e no Afeganistão têm fundos para até a metade deste ano fiscal", declarou Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, ao confirmar a solicitação.

Gibbs disse que o dinheiro é necessário para financiar a nova estratégia americana para o Afeganistão e o processo que conduzirá à retirada das tropas dos EUA no Iraque.

Segundo a rede de televisão "CNN", o pedido será de US$ 83 bilhões, que serão utilizados até o final de setembro, quando conclui o ano fiscal de 2009 nos EUA.

De acordo com a "CNN", que atribuiu sua informação a fontes do Partido Democrata, US$ 75 bilhões serão destinados a operações militares e o resto financiará programas diplomáticos e ajuda para o desenvolvimento dos dois países.

A rede de televisão indicou que, segundo suas fontes, esse provavelmente será o último pedido de recursos que o Executivo dos EUA fará ao Congresso para financiar os dois conflitos.

Em março, Obama anunciou que os EUA completarão a maior parte da retirada de suas tropas do Iraque no final de agosto de 2010.

Ao mesmo tempo, o presidente americano afirmou que enviará mais de 21 mil soldados no Afeganistão. Desse total, 17 mil terão a tarefa de lutar contra os talibãs no sul e no leste do país, sendo que o restante participará de tarefas de treinamento das forças militares afegãs. EFE

Obama pedirá mais fundos para financiar operações no Iraque e no Afeganistão

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir