Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-06-2009

“Crise é do Senado, não minha”, afirma Sarney
Em discurso em plenário, presidente da Casa se defende do envolvimento em escândalos
“Crise é do Senado, não minha”, afirma Sarney
Foto: www.abril.com.br

O presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) eximiu-se nessa terá-feira (16) de responsabilidade sobre a enxurrada de escândalos envolvendo membros da Casa. "A crise é do Senado, não minha", insistiu o senador ao discursar em plenário nesta tarde.

Sarney tem o nome envolvido na contratação e exoneração de parentes por meio de atos secretos. Ele também teve de devolver auxílio-moradia depositado irregularmente em sua conta bancária.

O pagamento do benefício foi abolido em 2002, mas por um erro administrativo alguns parlamentares continuaram recebendo a quantia. Sarney se defendeu dizendo que não sabia que estava recebendo o auxílio em sua conta. "Eu nunca requeri isso e tinha a impressão de que não estava recebendo esse auxilio. Portanto, dei uma informação errada e peço desculpas", disse o senador na ocasião.

Já no discurso desta tarde, ele citou outros escândalos que marcaram o primeiro semestre no Congresso, como o uso irregular de passagens aéreas e o pagamento de horas extras durante o recesso parlamentar. "Estas coisas que estão publicando, só estão aparencedo porque nós resolvemos apurá-las", afirmou o senador e ex-presidente da República. "Senão ficava tudo como está."

"Hoje todos os atos estão na rede. Não existe ato nenuhm que não esteja na rede. Como dar posse a alguém sem ter a sua nomeação publicada? Se alguém fez , vamos punir, vamos discutir."

Ao comentar acusação de que teria nomeado um neto como funcionário da Casa por meio de ato secreto, ele se disse vítima de injustiça e de falta de respeito. "Querer colocar nas costas de todos nós - e principalmente eu, que estou dirigindo a mesa - a responsabilidade do que pode ter acontecido é uma coisa injusta."

Na tentativa de contornar a crise, Sarney anunciou uma série de medidas, como a redução do orçamento e o corte do empréstimo consignado a funcionários da Casa.

"Crise é do Senado, não minha", afirma Sarney
Em discurso em plenário, presidente da Casa se defende do envolvimento em escândalos

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir