Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-06-2009

Milhares de eleitores de Moussavi protestam pelo 4º dia segu
Milhares de eleitores da oposição iraniana voltaram a se reunir hoje, em Teerã, para pedir tanto a anulação
Milhares de eleitores de Moussavi protestam pelo 4º dia segu
Foto: AFP

Teerã, 17 jun (EFE).- Milhares de eleitores da oposição iraniana voltaram a se reunir hoje, em Teerã, para pedir tanto a anulação como a repetição das eleições presidenciais da semana passada.

Como nos últimos três dias, milhares de iranianos marcharam em silêncio até a zona norte da cidade. Muitos usavam roupas verdes - a cor da oposição - e carregavam fotos do candidato pró-reformista Mir Hussein Moussavi.

Muitos estavam de luto por causa das sete mortes provocadas na manifestação de segunda-feira, relataram manifestantes à Efe. Outros carregavam cartazes dizendo "Onde está meu voto?".

A manifestação, assim como a de ontem, também não pôde ser gravada ou fotografada pela imprensa internacional.

O veto aconteceu 24 horas depois que uma manifestação a favor da oposição, com cerca de um milhão de pessoas, terminou com sete mortes.

Apesar dos impedimentos, a oposição decidiu continuar com as manifestações. Moussavi convocou para amanhã uma manifestação e um dia de luto pelas vítimas da repressão policial durante os últimos dias.

Em comunicado divulgado em seu site, o opositor convoca todos os iranianos a se aproximar das mesquitas e a marchar de forma pacífica pelas ruas para honrar "os mártires e os feridos nos recentes eventos".

Moussavi se declarou vencedor das eleições presidenciais de sexta-feira passada, pouco depois do fechamento dos colégios eleitorais, e denunciou uma fraude a favor de seu rival, o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad, a quem o Ministério do Interior atribuiu uma surpreendente vitória por maioria absoluta.

Desde então, o Irã tem sido palco de protestos e choques entre a oposição e as forças de segurança - apoiadas pela milícia islâmica Basij - que provocaram a morte de pelo menos sete pessoas.

Além disso, não se sabe exatamente o que aconteceu no fim de semana nas residências da Universidade de Teerã, invadida pela Polícia e por grupos de milicianos Basij, que, segundo os estudantes, teriam matado pelo menos cinco pessoas. EFE

Milhares de eleitores de Moussavi protestam pelo 4º dia seguido

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir