Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Hondurenhos protestam a favor e contra Zelaya
Um partid�rio de Zelaya participa de uma manifesta��o em Tegucigalpa
Hondurenhos protestam a favor e contra Zelaya
Foto: AFP

TEGUCIGALPA, Honduras (AFP) � Duas grandes manifesta��es ocuparam nesta ter�a-feira as ruas de Tegucigalpa, uma para exigir a volta do presidente Manuel Zelaya, derrubado por um golpe de Estado, e outra a favor de Roberto Micheletti, empossado pelo Congresso para governar o pa�s.

O maior protesto, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, ocupou o Parque Central de Tegucigalpa para apoiar o novo governo e rejeitar a volta de Zelaya, deposto pelos militares com o apoio do Congresso e da Justi�a hondurenhos.

Com camisas brancas com as palavras "paz e democracia", os manifestantes exibiram cartazes com frases como "Fora Mel (Manuel Zelaya)" e repudiaram a inger�ncia do presidente venezuelano, Hugo Ch�vez, nos assuntos internos do pa�s.

Micheletti, do mesmo partido de Zelaya, o Liberal (direita), fez sua primeira apari��o p�blica ap�s ser designado presidente pelo Congresso, para se dirigir aos manifestantes no Parque Central.

"Prometo diante de Deus, de voc�s e da p�tria que (...) vamos ter elei��es e que em 27 de janeiro entregarei a faixa presidencial", disse Micheletti.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das For�as Armadas, Romeo V�squez, destitu�do por Zelaya na quarta-feira passada, ap�s se negar a distribuir o material para um referendo sobre a mudan�a da Constitui��o, considerado ilegal pela Justi�a, foi muito aplaudido pela multid�o.

A poucos metros do Parque Central, um grupo de cerca de 2 mil pessoas exigiu a volta de Zelaya, que promete regressar ao pa�s na pr�xima quinta-feira, apesar da amea�a de pris�o.

O procurador-geral de Honduras, Luis Alberto Rub�, anunciou hoje que Zelaya ser� detido "imediatamente" ao pisar territ�rio hondure�o, onde � acusado de v�rios crimes, entre eles "trai��o � p�tria" e "usurpa��o de poder".

Segundo o deputado do partido Unifica��o Democr�tica (esquerda), Marvin Ponde, milhares de partid�rios do presidente deposto, que seguiam de �nibus do interior do pa�s para a capital, n�o puderam chegar a Tegucigalpa porque foram bloqueados nas estradas por opera��es militares.

Os partid�rios de Zelaya procediam de cidades como Santa B�rbara (noroeste), Danl�, Juticalpa e Catacamas (leste) e Choluteca (sul), entre outras, para realizar uma grande manifesta��o na capital.

Juan Barahona, dirigente da central oper�ria FUTH, disse � AFP que tamb�m h� no pa�s uma greve geral para exigir o retorno do presidente.

"O pa�s est� parado agora mesmo, apesar da repress�o militar".

Hondurenhos protestam a favor e contra Zelaya.

Um partid�rio de Zelaya participa de uma manifesta��o em Tegucigalpa.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir