Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-12-2009

Lula é eleito personagem do ano pelo jornal El País
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pelo jornal espanhol El País o "Personagem do Ano" de 2009. O primeiro-ministro do País, José Luis Rodríguez Zapatero, escreveu um artigo, publicado nesta sexta-feira, repleto de elogios ao brasileiro. No
Lula é eleito personagem do ano pelo jornal El País
Foto: http://grupoaudienciadatv.files.wordpress.com/2009/05/




"Pela mão deste homem, seguindo o caminho aberto por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil deixou de ser o País do futuro que nunca chegava para se tornar uma realidade formidável, com um brilhante futuro e uma projeção global e regional cada vez mais relevante", diz o texto (em tradução livre).

O primeiro-ministro afirma que o brasileiro está sabendo enfrentar, com determinação e eficácia, os desafios da desigualdade, pobreza e violência no País. Como conseqüência, segundo ele, a liderança de Lula goza hoje no Brasil de um grande respaldo, porém mais importante do que isso é a aceitação social de que todos os brasileiros têm direito a liberdade e autoestima, por meio do trabalho, da educação e da saúde.

Sobre a área econômica, o espanhol diz que o Brasil ganhou a confiança dos mercados financeiros internacionais e possui uma economia que tem resistido à recessão, e que sai mais fortalecida da crise econômica mundial. O artigo também alega que o Brasil ocupará um lugar no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), está a ponto de converter-se em uma potência energética e em 2014 será sede da Copa do Mundo.

"Quando nos vimos em Copenhague (Dinamarca), Lula chorava de felicidade, como um menino grande, porque Rio de Janeiro havia acabado de ser eleita a cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2016. A euforia que o inundava não impediu Lula de tomar o tempo necessário para me consolar, porque Madri havia sido preterida, e nos demos um abraço. Não me estranha que este homem assombre o mundo", assim Zapatero concluiu seu artigo.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pelo jornal espanhol El País o "Personagem do Ano" de 2009. O primeiro-ministro do País, José Luis Rodríguez Zapatero, escreveu um artigo, publicado nesta sexta-feira, repleto de elogios ao brasileiro. No texto, com o título: "O homem que assombra o mundo", Zapatero diz que Lula é um homem honesto e tenaz, pelo qual ele sente uma profunda admiração.
Lula é eleito personagem do ano pelo jornal El País

Fonte: dgabc
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir